Desafia-me - Tahereh Mafi

quinta-feira, 24 de outubro de 2019
Ano: 2019
Páginas: 304
Editora: Universo dos Livros

Sinopse: O curto mandato de Juliette como comandante suprema da América do Norte foi um desastre total. Quando os filhos dos outros líderes mundiais aparecem à sua porta, tudo o que ela quer é recorrer a Warner para obter apoio e orientação. Mas ele parte seu coração ao revelar que está mantendo segredos sobre a família e a identidade dela – segredos esses que mudam tudo.Em Desafia-me, Juliette descobre que nada em seu mundo é o que parece. Ela achava que tinha derrotado o Restabelecimento, que finalmente assumiria o controle de sua vida, de seu poder, de sua dor. Mas ver uma vida inteira de mentiras se desfazendo diante de si muda tudo. Agora, Juliette deve lutar pela vida e pelo amor, mas primeiro terá de sobreviver à guerra sendo travada contra a sua mente: ela terá de lembrar quem ela mesma era.


Vamos para mais um livro dessa volta polêmica da Tahereh. No livro anterior, eu fiquei super empolgada e até defendi a volta da série. Nesse novo volume, isso pode ter mudado e preciso dizer que foi totalmente contra a minha vontade. Queria muito defender, mas está ficando difícil...



Depois de uma explosão de poderes no último livro, Juliette é raptada e deixa todos os seus amigos sem saber o que pensar. Ela acorda em um lugar estranho, com pessoas que a chamam de filha e que querem apagar sua memória. Enquanto está sendo preparada para sua uma nova "fase", começa a se lembrar de momentos de sua infância que deveria ter esquecido completamente. As lembranças a deixam confusa e seus pais tornam difícil fugir dali.
"E não é loucura imaginar que às vezes até mesmo as pessoas horríveis estão procurando um caminho para sair da própria escuridão."
Warner também foi um dos raptados e acorda preso. Quase não é alimentado e quando recebe alguma refeição, a comida está regada de remédios para que ele apague e fique grogue. Quando as coisas não poderiam ficar piores, uma pessoa de seu passado reaparece e acende o instinto de vingança. Principalmente por também estar se lembrando de memórias que deveriam ter sido apagadas de sua mente.

Enquanto isso, Kenji precisa correr contra o tempo e contra todos para resgatar seus dois amigos. Para isso, vai contar com ajuda de Nazeera e de seus poderes. Na luta entre vida e morte, cada um deles precisará lutar com unhas e dentes para que consigam escapar das mãos do Restabelecimento. 


Apesar da aceitação desse livro ter sido um pouco melhor que do volume anterior, eu não consegui gostar. Apesar de ter um ritmo mais acelerado e com mil coisas acontecendo ao mesmo tempo, senti que a autora se perdeu um pouco e pela primeira vez, desejei que ela não tivesse continuado com a série (eu que lute, não é mesmo).
"Nunca me odiei tanto. Nunca fui mais covarde do que naquele dia."
Nesse livro temos a narrativa de Juliette, Warner e Kenji. Nem preciso falar da alegria que senti quando vi que Kenji teria seu pov, né? Se tem uma coisa que aquece meu coração, é esse menino! Além de nos trazer novas formas de entender os outros personagens principais, ele também nos mostra que é um personagem cheio de sentimentos e o mais leal de todos.

Nas outras narrativas, temos Juliette e Warner lutando para escapar do Restabelecimento e se reencontrarem. As memórias que reaparecem para os dois muda tudo o que eles acreditavam e serve como explicação para muitos momentos de conflito que aconteceram nos outros livros. Além disso, enquanto estão presos ali, conhecemos um pouco mais dos planos do Restabelecimento e a importância de cada um deles no plano.
"Ninguém me explicou como a escuridão funciona, como se alimenta de si mesma ou como apodrece. Mal tenho me reconhecido. Tornar-se um instrumento de tortura destruiu o que restava da minha mente."
Sinto que estou traindo o meu coração quando digo que não gostei das explicações e da motivação do Restabelecimento. Essa era uma série que eu gostava tanto, que me abriu para um caminho muito maior de distopias, e por isso fiquei travando uma batalha dentro da minha cabeça, tentando me convencer de que eu tinha gostado sim. Mas, na verdade, só fiquei com a impressão de que a Tahereh parou e pensou "ah, vai isso mesmo" e mandou ver.


Realmente, esse volume é inteiro cheio de ação e revelações enormes que deveriam ter me deixado de boca aberta, mas que só me fizeram pensar "ah, ta bom". Sem falar que os últimos capítulos nem pareciam fazer parte da história. Fiquei com a sensação de que era um conto e que acabaram jogando ali no final pra ficar maior. Sério, não tinha nenhuma necessidade daquilo.

E sobre o personagem que reaparece nesse livro... Quando li o nome dele ali, só suspirei e pensei POR QUE DEUS. Me pareceu tudo muito forçado, principalmente a razão de ele ter voltado. Tahereh está reabrindo portas que já haviam sido fechadas de forma brilhante. Para de estragar a série, mulher. Te imploro.
"- Se agora você sofre, é porque causou isso a si mesmo. Você se tornou um alvo fácil."
Minha nota não foi menor pelos seguintes pontos: a escrita da autora é muito boa. Não dá pra negar, mesmo com a falta da narrativa poética dos três primeiros livros. Isso me ajudou a ler tudo em pouquíssimo tempo e sem nem perceber. Além de que dividir os pov's entre os três personagens foi o que me deixou mais feliz. Ver a mesma história por pontos diferentes deu um toque muito legal nessa trama.

Entendam: eu não odiei o livro, eu só fiquei decepcionada. A sensação de que tudo foi forçado demais e jogado ali de qualquer jeito, me deixou triste e querendo que o último livro faça jus aos três primeiros livros. Espero que o desfecho seja brilhante e que me faça vir aqui e falar que valeu a pena.
"O dia de hoje foi merda em cima de merda. Um tornado de merda. Não aguento mais. Não sei se devo sentar e chorar ou atear fogo em alguma coisa."
Apesar dos pesares, não desistam da série levando em conta minha opinião. Como já disse em outras resenhas, sua percepção da trama pode ser diferente da minha e, sendo sincera, até agora não vi ninguém que gostou tão pouco desse livro como eu haha Então tirem suas próprias conclusões.


A diagramação está impecável. A capa segue o padrão da capa anterior e está linda. A editora colocou um detalhe no começo de cada capítulo e as páginas são amareladas. Tamanho de fonte e espaçamento também são ótimos e deixam a leitura bem confortável.

Desafia-me é um livro cheio de ação e revelações em suas páginas. O novo ponto de vista de Kenji aqueceu meu coração e fiquei imaginando o motivo da autora demorar tanto para colocá-lo como um dos narradores. Apesar disso, fiquei com a sensação de que as explicações foram forçadas e não consegui aproveitar esse volume. Na torcida para que o último venha para fechar com chave de ouro a série.

Compre na Amazon





Mari Zavisch
25 anos. Jornalista, amante de livros e fotografia. Harlan Coben é meu amorzinho literário e me apaixono por qualquer personagem de livros ♥
14 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

14 comentários:

  1. Oi Mari, tudo bem?
    Menina do céu, entendo perfeitamente essa sensação de tentar se forçar a gostar, de achar que tá interpretando errado e gostou sim. A verdade é que a gente sabe, lá no fundo, quando o negócio não dá match. Que pena que isso tenha acontecido com um livro de uma série que você goste tanto. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, tudo bem? Que pena que te decepcionou, eu nunca li nada da autora, mas apesar das ressalvas eu tenho interesse de conhecer a série!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mari
    Parte nosso coração uma série que amamos tanto acabar assim. Eu não curto muito revival de série já finalizada, porque ou melhora ou a autora estraga de vez e pelo visto isso aconteceu, infelizmente :c
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mari como vai? Que pena que essa série seja tão intetessante, mas esse livro especificamente tenha deixado a desejar. Eu adorei a capa desse livro, está atraente. Ótima resenha, abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari, tudo bem?
    Ameei essa capa, super linda! Pena que a leitura deixou a desejar
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari
    Uma das coisas que menos gosto quando os autores fazem é dar continuidade a series já finalizadas. Já cheguei a ter bastantes expectativas com essa serie, mas a cada resenha percebo que ela vai me frustar. Isso do livro ter revelações mas dar uma sensação de okay é chatissimo. Realmente fico em dúvida se lerei ou não.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  7. Olá, Mari.
    Como disse na resenha anterior eu não pretendo ler essas continuações. Para que mexer em algo que já terminou? E para falar a verdade essa é uma série que se fosse hoje eu não leria. Não me dou mais com esse tipo de história hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. OI Mari.Tudo bem?
    Eu ainda não tive contato com essa série. Para falar a verdade,curto mais os livros único,não sou muito de series .
    É muito chato quando o autor quer fazer tanta coisa no livro e acaba se perdendo.

    Beijos
    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho vontade de começar a ler essa série, mas agora fiquei um pouco chateada em saber que esse livro não é tão bom quanto deveria ser. Acho que é como séries de tv, se até certo ponto está bom e houve um final legal, deixa pra lá e não continua a produção... Não mexe em time que tá ganhando, haha.
    Uma pena que houve essa decepção!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥ | Instagram - Vem interagir no Insta tbm!

    ResponderExcluir
  10. Mulheeeeeeer, eu tava essa semana pensando em reler os dois primeiros livros e voltar a acompanhar a série porque vi que ela voltou a ser comentada mas me desanimei um pouco. Detesto quando o autor acaba perdendo o rumo da história, é decepcionante porém vou procurar ler outras resenhas para ver se isso segue um padrão. Talvez eu realmente volte a acompanhar a série, mas com tantos livros interessantes por aí, é difícil eu decidir para tudo para ler esse.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  11. Oi, Mari

    Seguinte, autor que ressuscita série depois de anos, pra mimm, é mercenário e sem criatividade. Quer ficar bebendo da mesma fonte até quando filha? Não dou biscoito e muito menos meu dinheiro.
    E tá aí uma série que eu nem quis dar continuidade, pois achei o primeiro livro muito ruim. Pra mim só o Warner se salvou e olhe lá. hahahaha
    Mesmo assim é uma pena que você tenha se decepcionado, viu...

    Beijo
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari,
    A Carol do 'A Colecionadora de Histórias' ama demais essa série e eu pretendo dar uma chance por ela. Eu já li o primeiro livro e gostei, mas sabe quando sempre adiamos a continuação? Sou assim quando se trata da Tehereh.
    Porém, pensando friamente, eu também sou contra séries voltarem depois de anos.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oie
    Eu li somente o primeiro livro desta série e na época lembro de ter adorado o livro. Ainda preciso ler os outros. Adorei saber sua opinião deste.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Mirma, sim! Essa volta dos não foram foi ridícula, assim como a explicação.
    Realmente esse livro é melhor que o anterior, mas ainda assim nem se compara com os primeiros.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir

 
© Galáxia dos desejos, VERSION: 02 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Dear Maidy
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo