Quando Saturno Voltar - Laura Conrado

terça-feira, 29 de janeiro de 2019
Ano: 2015
Páginas: 248
Editora: Globo Livros

Sinopse: Conta história envolvente e divertida sobre aceitar mudanças inesperadas e seguir em busca da felicidade. Em seu novo romance, Laura Conrado conta a história de Déborah Zolini, uma jornalista sonhadora e fã de Pablo Neruda que trabalha como assessora de imprensa de um clube de futebol da segunda divisão e namora o médico Sérgio há quatro anos. Ela faz planos de construir uma vida a dois, arrumar um emprego melhor e correr atrás de desejos que ainda não realizou. Só que a vida, ou as estrelas, guardam surpresas para Déborah. Em uma viagem ao Chile, ela encontra uma mulher misteriosa que lhe fala sobre o retorno de Saturno. O planeta, que leva, em média, 29 anos para dar uma volta no sistema solar, voltará à posição em que se encontrava quando a jornalista nasceu. Para quem acredita em astrologia, esse é momento em que as pessoas passam por várias mudanças, que vão prepará-las para encarar o resto de sua vida. Déborah não leva a moça muito a sério, mas pede às estrelas que a ajudem a realizar seus desejos. No entanto, no voo de volta ao Brasil, um encontro inesperado começa a abalar a vida aparentemente certinha da protagonista. Aos poucos, Déborah começa a notar que seu namoro anda meio morno, a falta de reconhecimento no trabalho a incomoda. Ela começa a admitir que não está gostando do rumo que as coisas estão tomando. Será a hora de partir para novos desafios? Trocar aquele relacionamento confortável pelo frio na barriga? Sair de vez da zona de conforto e ver o que acontece?

Esse é um dos livros que comprei na Bienal e fui deixando para depois. Por isso, entrou na minha TBR de janeiro e estou muito feliz por ter conseguido ler hahaha Sem falar que é nacional e estou tentando ler mais nacionais esse ano. Torçam por mim! Mas agora vamos conhecer um pouco mais sobre esse livro.


Déborah Zolini está quase completando 29 anos e está entrando na fase mais temida da vida: o Retorno de Saturno. Esse fenômeno astrológico faz com que todos os seus sentimentos e certezas da vida virem do avesso, pois é quando Saturno retorna para o mesmo lugar em que estava quando você nasceu. Bom, Déborah descobre que está nesse período da vida durante uma viagem profissional do Chile.

Quando começa a analisar sua vida, percebe que está totalmente estagnada no emprego de assessora de imprensa de um time de futebol da segunda divisão e que tem chances mínimas de crescimento ali dentro. Além disso, seu relacionamento de quatro anos com Sérgio que parece tão parado quanto a sua carreira.
"Se os astros mandam em alguma coisa aqui na Terra, alguns deles devem estar me fritando."
E conforme Saturno vai entrando em seu lugar novamente, ela se vê atraída por um homem que conheceu no avião enquanto voltava do Chile, Henrique. Esses sentimentos vão deixando tudo mais confuso e o que parecia apenas um crush, pode acabar se tornando algo maior. Será que Déborah vai conseguir ajeitar sua vida profissional e amorosa? Afinal, alguma coisa vai dar certo?


Esse foi o primeiro livro que li da autora e gostei bastante da sua escrita. Ela trouxe uma narrativa bem leve e com altas doses de humor que trouxeram momento bem reais à trama. Confesso que não estou nessa época do Retorno de Saturno, mas me senti um pouco como Déborah! Tudo mudou na minha vida no ano passado e por isso entendi vários sentimentos da protagonista.

A maior abordagem é o tal relacionamento com Sérgio e esses novos sentimentos por Henrique. Eu sou uma pessoa que gosto de triângulos amorosos, mas sei que a maioria das pessoas não gostam. Porém, vamos entender duas coisas aqui: no caso de Quando Saturno Voltar, o triângulo não é bem um triângulo, porque Sérgio praticamente não existe na trama. Então pode ser que quem abomina o assunto, pode deixar isso um pouco de lado. E o fato dessa traição existir, não me agradou tanto assim.
"Talvez o amor seja como as estrelas - só vemos o brilho dela. Alguém já viu uma de verdade?"
Falo isso porque eu senti que até Déborah já não se sentia mais em um relacionamento, sabe? Seria muito mais fácil e justo com todo mundo se ela tivesse simplesmente terminado com Sérgio e seguido o seu coração em relação ao Henrique. Entendo que isso tenha criado outros empecilhos durante a trama que só aconteceriam se ela ainda estivesse namorando, mas não sei... Poderia ter sido diferente.


Enfim, passando por todo esse problema com o triângulo/traição, eu gostei bastante que a autora focou em vários problemas da protagonista, principalmente no âmbito familiar e profissional. Eu, como assessora de imprensa, adorei ver o dia-a-dia do trabalho e em como ela foi se resolvendo aos poucos.
"Quem não quer ter a vida regida por algo maior? Será que acima de nossas cabeças nosso destino já não foi traçado? Seria realmente bom jogar a responsabilidade de nossas vidas nas estrelas - ou em Saturno e seus anéis."
A protagonista tem um enorme crescimento ao longo das páginas e isso foi muito legal de acompanhar. Principalmente na segunda parte do livro, pude notar que ela amadureceu muito e aprendeu com todos os erros que cometeu em sua vida. Já os personagens secundários são isso: secundários. Debórah realmente é o foco do livro e não posso reclamar. Sérgio não aparece muito, mas eu não penso nele como uma má pessoa, ele só não era o cara certo e também não via na namorada o amor de sua vida. Já Henrique é um amorzinho e ah, eu entendo o motivo de toda a confusão entre os dois hahaha

Com isso, termino dizendo que a escrita da Laura é bem cativante e tem diversos pontos positivos. Achei o final muito bom, apesar de um pouco apressado, e gostei da mensagem que deixa ao mostrar que precisamos colocar nossa vida no lugar antes de tomar passos grandes. Com certeza vou ler mais coisas da autora! Ah, e se você não gosta muito de astrologia, fique sossegado! Esse tema é apenas o fundo da trama.
"'Posso escrever os versos mais tristes esta noite', diz um poema de Pablo Neruda. Eu estou vivendo os versos mais desgostosos da minha vida nesta noite. Não vejo alternativa a não ser me entregar a esses versos de tristeza antes de dormir."

A diagramação do livro está muito boa com páginas amareladas, fonte de tamanho bom e espaçamento igualmente agradável. Como já disse na última resenha, não sou fã de rosa, mas essa capa ficou tão fofa e combinou tanto com o livro que nem me importei hahaha

Quando Saturno Voltar é um livro divertido, leve, com muitas reviravoltas e superação. As dúvidas de Déborah são muito reais e podem ser exatamente o que você está passando nesse momento. Se você gosta de chick-lit e um fundo de astrologia, esse livro é para você!

Compre na Amazon (disponível no Kindle Unlimited)



Mari Zavisch
25 anos. Jornalista, amante de livros e fotografia. Harlan Coben é meu amorzinho literário e me apaixono por qualquer personagem de livros ♥
19 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

19 comentários:

  1. Pela sinopse parece interessante, amei essa capa e o título é lindo e poético
    Beijos
    www.instagram.com/siteopsquerida/
    www.opsquerida.com.br/
    web.facebook.com/blogopsquerida/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari! Tudo bom?
    Eu li outro livro da autora e acabei tendo... uma experiência não muito boa, digamos assim. Por isso prefiro deixar passar os outros. O santo da narrativa não bateu com o meu :P

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari, puxa vc sempre aumentando minha lista com esse gênero!Eu curti a premissa e já acho que vou gostar da história, apesar do triângulo rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. menina, ja passei por essa fase do retorno de saturno e adorei esse romance que trata das mudanças da vida, com certeza fiquei curiosa pra ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Pelos teus comentários parece ser um livro bem gostosinho de ler, leve e com um enredo que agrada. Adoro este tipo de livro. Fiquei com vontade de ler, é a primeira vez que vejo.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ola´, amei a capa do livro, e pela sua resenha parece ser bem interessante. É um dos meus tipos preferidos de leitura.

    Beijos!!
    https://sentimentos-de--uma-garota--bipolar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari, tudo bem? A premissa da história parece ser legal, mas como não curto mais muito esse lance de astrologia está um pouco fora do meu foco em leituras... aliás, estou tentando ser um pouco mais seletiva na minha lista de desejados que tá cada vez mais quilométrica e me deixando ansiosa, por isso vou tentar filtrar e incluir realmente aquilo que eu quero muito ler. Fico feliz que a leitura tenha sido boa e que tenha agradado.
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
  8. Olá, Mari.
    Eu não acredito nessa coisa de astrologia hehe. E não gosto de triângulos amorosos e muito menos traição. Acho horrível quando os autores descrevem uma das partes como perfeita e a outra só com defeitos para justificar a traição. Não sei se leria esse livro. Mas achei a capa simples bem bonita hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi, Mari

    Pois eu estou nessa fase, será que é por isso que minha vida está de pernas pro ar? hahahaha Bom saber que o livro está no KU, vou tentar ler pra ver se saturno é o bendito que está atrapalhando a minha pessoa! hahahahah
    Eu não curto nem triângulo e nem traição, também acho que o mais justo seria terminar primeiro, dá muito menos problema e é muito mais nobre.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Eu AMO chick-lit e estou amando cada vez mais embarcar em livros nacionais. Já tinha visto esse, mas nunca na minha frente para comprar huaihaiuh Sabendo que está no Kindle Unlimited, agora é minha vez de ler HAHA
    A questão de triangulo amoroso não me incomoda muito em livros (se bem feito), mas você citou traição... aí já é uma coisa que não curto muito de ler, mas vamos lá, né! Vou deixar isso passar, já que não é um problema tão grande assim na trama.


    adorei a resenha. beijos
    renatavarelaescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Mari!

    Nossa, adorei!! Sou fã de romances assim leves e divertidos, e já fiquei muito curiosa pra descobrir como ela vai fazer pra sair da mesmice profissional e romântica. Não curto triângulos amorosos, mas como você mesma comentou, nem dá pra considerar esse um, já que na cabeça dela, o relacionamento que ela possui já está pra lá de saturado. Adicionando na listinha de desejados! :D

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oiii Mari

    Boa sorte com a meta de ler mais nacionais, eu também pretendo conhecer alguns novos autores nacionais neste ano, tem muita coisa bacana com certeza. Eu acho chick lit uma delicia de ler, sempre me distrai, me relaxa, é uma pedida certa pra mim. Ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro, apesar de conhecer através da Amazon acho... Gostei em saber que a protagonista evolui, acho isso fundamental no gênero conforme a personagem vai aprendendo com os conflitos e conquistas. A trama parece ser bem gostosinha de ler, vou anotar a dica.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Meu marido é uma das pessoas que conheço que odeia triângulos amorosos, ele chega até a ficar com raiva dos personagens, já eu gosto muito desse tipo de situação um tanto quanto clichê, haha. Achei bem legal a ideia de transformar a protagonista em alguém realmente humano, com sentimentos e dúvidas, e apesar de odiar astrologia, eu leria esse livro, sem contar que eu fui procurar no Google sobre a volta de Saturno, hahaha. Amei essa capa!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
    PS. Sobre eu seguir as suas indicações de livros para ler, não fique preocupada, por que eu já percebi que nós temos gostos em comum. Um dos últimos livros que eu li por causa das suas resenhas foi As Sobreviventes, e eu AMEI!

    ResponderExcluir
  14. Oi Mari, tudo bem?
    Também estou tentando ler mais nacionais esse ano (boa sorte pra gente)
    Não conhecia esse livro e é a primeira resenha que leio a respeito. Gostei da proposta e senti que é um livro leve e divertido, acredito que daria uma chance pra leitura sim =D

    Beijos

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  15. Oi Mari, tudo bem?
    Adorei saber sua opinião sobre a obra, que parece muito divertida.
    Entretanto, tenho rancinho de relacionamentos que envolvem traição, acho uma péssima forma de começar.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  16. Oi, Mari!
    Eu sou uma pessoa que fica com muito atrás com livros que envolvam traição, mas achei a premissa desse interessante e a capa maravilhosa que talvez role uma chance.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  17. Que livro interessante!

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Mari,

    Adoro um bom chick-lit e esse parece ser muito gostosinho de ler. Ainda mais pelo toque de astrologia na história.
    Dica mais que anotada!
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Nossa, que livro fofo! A capa está linda, adoro quando misturam astrologia, acho que fica lindo demais! Já adicionei na minha lista da Amazon, tô procurando leituras desse estilo e esse parece ser incrivel. (E você citou o Chile, tenho um relacionamento estranho com esse país, amo demasiadamente hehe).
    Não vou ter problemas com triângulos amorosos, sempre me achei estranha por gostar KKKK
    Adorei a indicação ♥
    Beijos!
    http://our-constellations.blogspot.com/

    ResponderExcluir

 
© Galáxia dos desejos, VERSION: 02 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Dear Maidy
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo