Uma Casa no Fundo de um Lago - Josh Malerman

domingo, 23 de setembro de 2018
Ano: 2018
Páginas: 160
Editora: Intrínseca

Sinopse: James e Amélia
têm dezessete anos. Em comum, além da idade, têm o fato de estarem um a fim do outro e de serem tomados pelo nervosismo quando James chama Amélia para sair. Mas tudo parece perfeito para um primeiro encontro: um passeio de canoa pelos lagos, levando um cooler cheio de sanduíches e cervejas. À medida que se aprofundam na exploração, os dois chegam a um lago escondido e encontram algo impressionante debaixo d'água. Um lugar perigosamente mágico: uma casa de dois andares com tudo que tem direito — móveis, um jardim, uma piscina e uma porta da frente, que está aberta.
Enquanto, fascinados, vasculham o imóvel e tentam passar uma boa impressão para o outro, cresce o medo. Será que um local misterioso como aquele esconde alguém — ou algo — vivo? Uma coisa é certa: depois de mergulhar nos mistérios da casa no fundo do lago, a vida deles jamais voltará a ser a mesma.


Bom, Josh Malerman é um autor que divide opiniões. Ele tem o costume de sempre deixar o final aberto e seus livros recheados de suspense e questões misteriosas impactam alguns, mas deixam alguns leitores decepcionados. Eu sou apaixonada em Caixa de Pássaros, por isso estava bem animada para ler esse também.

» Resenha Caixa de Pássaros


James não acreditou quando Amélia aceitou seu convite para um encontro. Sem saber muito bem o que poderiam fazer, combinaram de dar um passeio com o barco de seu tio. Ele pensou em tudo: levou lanches e bebidas e fez tudo o que pôde para transformar aquele momento em um dia ótimo para os dois.

Ao mesmo tempo, Amélia também estava pensando em tudo o que poderia fazer e dizer para impressioná-lo e fazer com que ele gostasse de passar um tempo ao seu lado. Por isso, conforme a pequena canoa foi colocada no lago e os dois começam a explorar os lagos menores ao redor do principal, uma surpresa os deixa sem fala e os fazem esquecer de todo resto.

Quando entram em um dos lagos adjacentes que parece um pântano, não conseguem disfarçar a surpresa de encontrar uma casa no fundo dele. Sim, uma casa! Com telhado e tudo. Quais as chances disso acontecer e de ninguém mais saber daquele "pequeno" detalhe? Nesse momento, os dois vão entrar em uma aventura que nunca mais vão esquecer.
"E o que havia para se ter medo? Na verdade, depois de ter falado, Amelia quase não sentiu mais medo. Era uma casa submersa, pelo amor de Deus. Era irado, isso sim."

Vamos lá. Eu li esse livro no final do mês passado, mas precisei de um tempo e de algumas pesquisas antes de poder resenhá-lo para vocês. No momento em que fechei o livro, eu só conseguia pensar "meu Deus, que confusão!". Sem falar no final que me deixou sem reação. E antes que alguém se pergunte, sim, esse livro também tem um final bem aberto.

Preciso dizer que o casal não me convenceu. Pode parecer que esse não é o tema principal do livro, mas conforme você vai entendendo e, no meu caso, pesquisando algumas impressões, percebe que eles são o foco da trama. Por isso, queria ter sentido um pouco mais de empatia pelos dois, mas só achei eles muito chatos.

Toda a situação da casa e dos momentos em que eles estão explorando a parte interna dela foram muito legais. Esse foi o ponto alto, na minha opinião. Josh Marlerman consegue escrever algumas cenas que me surpreendem. Eu achei que não me sentiria assustada com esse livro, mas preciso dizer que em uma parte, eu cheguei a olhar para os lados da cama e comecei a pensar em coelho e unicórnios fofos vindo tomar um chá comigo hahahaha

A ideia em si é muito bacana. Achei muito inteligente e diferente a forma como ele decidiu criar essa casa para colocar diversas metáforas dentro de um livro que poderia ser mais do mesmo. Porém, o que pegou pra mim, foram todas as metáforas.

Aqui é onde mora o perigo desse livro. Muitos não entenderam (pelo que vi em algumas resenhas), muitos entenderam e alguns nem tentaram se aprofundar nas metáforas que o autor colocou nas 160 páginas desse livro. Eu estava tão curiosa com a casa e tentando descobrir mais junto com os dois personagens, que acabei passando sem entender algumas delas.


Porém, depois eu pesquisei e entendi o que o autor quis dizer. Eu vou deixar o significado aqui em branco, quem quiser começar a leitura do livro já sabendo o que procurar, é só selecionar as próximas palavras: a casa é uma metáfora para o relacionamento dos dois. É como se a descoberta da casa fosse a descoberta de um novo amor, de algo desconhecido para os dois.

Se eu soubesse desse significado, talvez tivesse gostado mais da leitura. E como eu estava esperando algo mais perto do terror/suspense, talvez tenha lido sem prestar atenção em alguns detalhes, enquanto procurava o momento em que teria que fechar o livro por medo.

O final me deixou nervosa quando li, mas agora faz todo o sentido para mim. Para variar, é mais uma metáfora que eu não tinha entendido na hora da leitura, mas depois que entendi, só conseguia pensar em como o autor foi sensacional hahaha E olhem que eu nem gosto de finais abertos, hein?

Em suma, a minha nota não foi maior, porque eu precisei pesquisar para entender melhor o que o autor quis dizer. Acho que isso acabou tirando um pouco da magia, ainda mais porque percebi que muitas pessoas não entenderam. Na minha cabeça, o livro pode ter uma ideia original e diferente, mas se eu preciso pesquisar para descobrir isso, não deu muito certo...


A diagramação do livro está boa. Fonte com tamanho legal e as páginas são amareladas. No começo dos capítulos, a água está presente e dá um toque especial durante a leitura. Eu gostei muito da capa e acho que ficou muito bem feita!

Uma Casa no Fundo de um Lago é um livro recheado de metáforas. Os protagonistas não me cativaram e acho que os dois não se tornaram um bom casal. Porém, o autor soube trazer algumas cenas de suspense que me envolveram e me deixaram com os sentimentos à flor da pele. As opiniões são muito variadas, por isso leiam e tirem suas próprias conclusões!

Compre na Amazon



Mari Zavisch
25 anos. Jornalista, amante de livros e fotografia. Harlan Coben é meu amorzinho literário e me apaixono por qualquer personagem de livros ♥
11 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

11 comentários:

  1. Oi Mari, eu até estava curiosa para conhecer a história, mas a tua resenha não é a primeira que aponta algumas coisas que eu sei que me incomodariam ao longo da leitura, como um casal chato que não conquista e a questão das metáforas (não curto nada nada nada metáforas e passo longe). Obrigada por trazer a resenha sincera e pontuar o que é bom e o que não é bom no livro. E como sou muito curiosa, já olhei qual é a metáfora que tu deixou mascarada e afff, já me incomodei com ela, hahaha.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Mari

    A ideia parece ser bacana mesmo, mas quando os personagens não conquistam ou não convencem sempre complica. Esse autor, tive sentimentos encontrados com ele quando li Caixa de passaros, por isso não quis esse por enquanto, tenho curiosidade em ver se a experiência será melhor, então quem sabe eu leia futuramente. Pena que a idéia não dá tão certo, se for ler será com as expectativas baixas.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Mari.
    Achei o livro bem bonito por dentro. E a sinopse é muito interessante. Mas nunca passei tanta raiva na minha vida de leitora quanto passei com Caixa de Pássaros. Por isso por mais que a história chame a atenção eu não vou ler. E ainda mais sabendo que o final também é aberto hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Passei por esse livro no Kindle e fiquei bem animada com a sinopse. Mas desanimei quando vi quem era o autor, hahaha. Eu AMEI Caixa de Pássaros, mas, eu ODIEI o final em aberto. Por isso, acabei não comprando Uma Casa no Fundo de Um Lago, achei que eu poderia novamente passar pela decepção de um fim sem um final propriamente dito. Acho que só pela curiosidade, vou comprar esse livro quando rolar uma promoção. Agora, sabendo que a base do roteiro é todo em metáforas, fica mais fácil de ler, além disso ele é rapidinho né?! 160 páginas talvez não seja perca de tempo pra mim, mesmo com um final em aberto.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha, odeio histórias que deixam o final em aberto. Esse livro tem a premissa muito boa, uma pena o autor não ter conseguido desenvolver bem a história!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mari!
    Eu leria pra saber como raios essa casa foi parar no fundo do lago, mas ficaria puta da vida com esse final aberto...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. São quatro kits; um para cada ganhador

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mari!

    Ai, esse livro... Eu também achei a ideia muito boa e de fato as cenas e as descrições do casal dentro da casa construíram a melhor parte da obra, mas quanto a metáfora, tenho minhas dúvidas. Logo que terminei eu fiz a resenha e lá eu falei que acreditava que a casa tivesse vida e que depois continuou a aterrorizá-los psicologicamente. A teoria quanto a ser o significado para o relacionamento deles faz sentido, mas parece algo tão "simples" e ao mesmo tempo doido que acabo pensando que o autor deixou aberto a interpretações mesmo, que possam haver várias possibilidades e o leitor crê na teoria que achar mais adequada. Vi umas resenhas que falavam também sobre a história deles ser igual a um casal da literatura clássica... Sei lá, acho que o Mallerman escreve seus livros com só um foco em mente: quero deixar os meus leitores loucões hahahaha adorei a resenha!!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari,
    MDS que livro doido. Ainda não li nada do autor, mas já criei rancinho por essas coisas das metáforas, neste caso, pois enganam pra quem pensa que tem algum mistério ohhh... eu vi o spoiler porque não presto mesmo haha.
    Eu não tenho problemas com final aberto e foi o que acabou me interessando pra ler futuramente.

    até mais,
    Nana e Leticia - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  9. Achei a proposta interessante, nunca li nada do autor mas pelo livro ser curtinho acho que vale a pena gastar um tempinho com as metáforas para viajar na leitura, o único receio que tenho é o casal, se eles não tiverem uma química no meio do mistério e das metáforas a leitura pode ser prejudicada mesmo!

    https://primaveraagridoce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. haaaaa, fiquei super afim de ler

    http://dosedeestrela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Mari

    Eu tenho o ebook no Kindle, comprei assim que ele foi lançado na gringa, mas o tempo foi passando, passando, passando... agora não tenho vontade de ler! Haahhaha
    Também adoro Caixa de Pássaros, acho um puta livro inteligente, mas esse vou deixar passar, apesar de achar interessante ser uma história toda trabalhada nas metáforas.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir

 
© Galáxia dos desejos, VERSION: 02 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Dear Maidy
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo