Summer Love - Guilherme Tironi

quarta-feira, 19 de setembro de 2018
Ano: 2018
Páginas: 276
Editora: Sinna

Sinopse: Se alguém lhe dissesse que seu fim está próximo, você viveria cada dia lentamente, como um inverno rigoroso, ou viveria com uma rapidez inexpressiva, como em um verão miseravelmente quente? A vida de Zach teve seu fim recentemente marcado e transformada de uma crescente inércia em uma montanha russa de sentimentos quando mudou de escola.
De uma forma inesperada e inesquecível, foi colocado perante a amizade e o amor. Joe e Hasley lhe mostraram que, mesmo que algo tenha um fim, esse ALGO pode ser incrivelmente infinito.
As melhores coisas da vida são como chuvas de verão: chegam de repente, avassaladoras e intensas, deixando rastros inesquecíveis e marcantes.

Desde que a editora publicou a capa desse livro, eu fiquei curiosa para saber mais. Ela me passou uma sensação de fofura que não consigo deixar de lado hahaha Por isso, quando tive a oportunidade de receber o e-book, fiquei mais do que feliz. E posso dizer que me surpreendi com o que encontrei dentro dele...


Zach Whaterdz é uma adolescente tímido, que fica na dele a maior parte do tempo e que tem que viver conforme a sua saúde deixa. Ele adora escrever seus sentimentos em poemas e vive cercado por seus pais. Afinal, debilitado do jeito que ele pode ficar, eles estão sempre preocupados com o seu bem-estar. Por isso, o garoto passa um tempo afastado da escola até conseguir convencer os dois que está bem o suficiente para voltar.
"Quando não se tem uma vida muito sociável, ler se torna uma grande salvação para a solidão."
Levando em conta sua dificuldade de fazer amizades, quando uma garota resolve conversar com ele na aula de biologia, tudo muda. Em suas conversas, ele percebe o quanto gosta de passar o tempo com Hasley e que eles tem muito em comum. Conforme ela vai se abrindo, descobre que ela também está lutando contra um câncer. Esse fato os une ainda mais, transformando a amizade em um laço especial.

Então, tudo fica de cabeça para baixo quando eles fazem um novo amigo, Joe Halley. Aos poucos, Zach percebe que sente uma atração pelo rapaz e fica cada vez mais difícil de esconder seus sentimentos. Conforme eles vão se conhecendo mais, ele descobre coisas que só o aproximam mais de Joe. A afinidade entre os três amigos é enorme e juntos vão passar momentos que mudará a vida deles.


Quando vi a capa, imaginei uma trama voltada totalmente à amizade. Sei que o livro fala sobre isso, mas não imaginava que ele teria uma carga dramática em suas páginas. Logo no início, quando descobri que Zach tinha câncer, parei e entendi que eu encontraria muito mais do que esperava. Eu sei que a culpa é minha por não ler sinopses, mas essa surpresa foi um ponto bem positivo para mim.

A trama conta com assuntos importantes como bullying e a dificuldade de se aceitar. Conforme as páginas iam passando, senti raiva de alguns personagens que foram horríveis com os protagonistas. Comentários maldosos foram feitos e eu só sentia a necessidade de abraçar o trio de amigos e trazer pra minha casa haha
"Quais os motivos que faziam uma pessoa não desistir? Deve haver vários motivos, mas eu não pensava em nenhum. Motivos... Motivos..."
Os personagens foram bem construídos e deu para sentir como é ter seus dias contados. Zach narra sua história de uma forma simples e emotiva. É impossível não parar para pensar em como você se sentiria ao se deparar na mesma situação dele e de Hasley. Os dois nos mostram que existem dias muito bons e dias muito ruins e que aceitar seu destino pode ser muito mais difícil do que parece. Joe traz um lado mais suave e leve, mas mesmo assim é importantíssimo para o decorrer da trama.

Minha nota só não foi maior, porque tive um pouco de dificuldade para pegar o ritmo da leitura. Os primeiro capítulos foram um pouco arrastados, na minha opinião, e isso me deixou com uma impressão negativa. Porém, conforme as páginas foram passando, fui entrando na mente de Zach e me emocionando com algumas situações.

Esse é aquele tipo de livro que tem um significado diferente para cada leitor. Você já pode ter passado por momentos parecidos ou por situações exatamente iguais, então cada um pode ser tocado de forma diferente. Acredito que ele serve para nos mostrar que precisamos aproveitar todos os dias como se fossem os últimos.


Posso falar pouco da diagramação, pois li em e-book. Não encontrei erros que me incomodassem e já falei que sou apaixonada por essa capa, né? <3

Summer Love é um livro que nos mostra que precisamos aproveitar nossos dias como se fossem o último. Ele fala de amor, amizade, aceitação e de como situações difíceis podem unir pessoas criando laços muito fortes. É uma trama cheia de mensagens e que nos faz refletir do começo ao fim. Eu indico muito para quem gosta de um livro cheio de ensinamentos, drama e amores incondicionais <3





Mari Zavisch
25 anos. Jornalista, amante de livros e fotografia. Harlan Coben é meu amorzinho literário e me apaixono por qualquer personagem de livros ♥
12 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

12 comentários:

  1. Olá, Mari.
    Eu nunca começo a ler um livro se não ler sinopse e varias resenhas dele hehe. Até porque nem ligo se pegar spoilers hehe. Não sei se leria esse livro. Ele não me chamou a atenção o suficiente.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari,
    Ah, ultimamente conheço mais os livros pelas resenhas mesmo do que pela sinopse. Eu não conhecia esse livro, mas curti a mensagem que passa. E a amizade sendo o forte assim, acho bem legal. Certeza que também vem umas lágrimas né?

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mari
    Eu gostei da sua resenha mas acho que não leria o livro, primeiro porque eu não consigo lidar emocionalmente com livros com doenças. Eu fico muito abalada, é algo que preciso melhorar, principalmente agora que meu irmão está com um problema e tem estado internado, então eu sempre fico ruminando isso, é doloroso. E eu não sei se é um romance lgbt ou um triângulo amoroso, o fato é que eu não curto muito isso de todas as formas. Então vou deixar a dica passar.
    Beijo!
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari, tudo bem? Eu não conhecia o livro, mas curti pela sua resenha, eu já tenho uma lista de indicações sua, agora vou colocar mais um rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Amei essa história por ela falar de uma das coisas que mais prezo: aproveita o agora. Ainda não conhecia esse livro, mas já quero muito ler!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Oiii Mari

    realmente o livro é bem mais profundo do que a capa sugere, e eu adorei isso. Imagino o quanto deve ter sido tocante a leitura, parece que foi escrito com bastante sensiblidade ao tratar de temas variados assim. Quando o foco é amizade, ultimamente , ando desfrutando mais do que romance, eu prefiro um livro com uma amizade bem desenvolvida do que um romance daqueles enjoativos...

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Confesso que não é bem aquele tipo de leitura que eu pegaria para ler sozinha, mas, a sua resenha com certeza já criou em mim uma empatia carinhosa pelos personagens principais. Também achei linda essa capa <3
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari, tudo bem?
    Fazia tempo que não te visitava, saudades. =)
    Adorei a resenha. O livro parece falar de amizade e dores de modo delicado e emocionante.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari!
    Confesso que não é bem aquele tipo de leitura que eu gostaria de ler, mas sua resenha com certeza já criou em mim uma curiosidade que talvez leria o livro sim.
    Achei linda essa capa.
    Beijos

    www.glamour2.com

    ResponderExcluir

 
© Galáxia dos desejos, VERSION: 02 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Dear Maidy
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo