Quando Ela Desaparecer - Victor Bonini

quarta-feira, 2 de outubro de 2019
Ano: 2019
Páginas: 272
Editora: Faro Editorial

Sinopse:
Uma garota de dezesseis anos desaparece durante uma excursão escolar. Mas não se trata de qualquer garota. Dois anos atrás, ela esteve à beira da morte, e quando foi encontrada, ninguém acreditou que sobreviveria.
Agora, há dois meses desaparecida, não restam dúvidas de que esteja morta. Rastros de sangue e um colar arrancado são as únicas pistas. Pressionados, os policiais estão desesperados por respostas, mas ninguém na longa lista de suspeitos parece ter forte motivação para cometer um crime.
Até que o caso vira de cabeça para baixo e segredos muito bem enterrados emergem para revelar o lado cruel de um lugar aparentemente tranquilo. No meio de tantos possíveis culpados, os inocentes é que estão mais aflitos… porque alguns deles começaram a morrer.

Eu conheci o Victor na Bienal do ano passado, quando fui conhecer o Charlie Donlea e ele era o mediador do bate-papo que aconteceu. Na época, não consegui conversar com ele, pegar autógrafo ou tirar uma foto sequer. Hoje, me arrependo MUITO de não ter tentado com mais afinco.

Alguém aqui já leu algum livro dele? Se não, mude isso urgentemente! "Quando Ela Desaparecer" foi meu primeiro contato com ele e, como vocês bem sabem, assim que terminei, já fui louca comprar outro livro dele. Ou seja, bom pra caramba!


O livro conta a história de Kika, uma garota de 16 anos, que perdeu o pai ainda quando pequena e sofre bullying na escola. Com um passado conturbado como o dela, que já sofreu agressões físicas por outras garotas, a cidade para quando ela desaparece em um passeio da escola.

Pensando em contar tudo o que aconteceu com Kika antes, durante e depois de seu desaparecimento, Sarah, uma antiga colega de classe que virou jornalista, narra cada capítulo e cada parte da investigação dessa trama toda que é cheia de reviravoltas.
"-Geralmente, num caso assim, a gente mergulha nos arredores e consegue pelo menos alguma coisa: um indício de pra onde a pessoa foi, câmera mostrando onde ela passou, testemunha que viu. No caso da Kika, não tinha nada, nada. Ficávamos olhando um pro outro, tentando entender, 'gente, o que aconteceu aqui?'. É que, claro, não sabíamos ainda o tamanho da coisa."
Durante a investigação do delegado Lauro, vários suspeitos vão aparecer e vamos descobrir que nem tudo é o que parece ser. Sem provas concretas e com poucas certezas, a polícia vai precisar se empenhar ao máximo para descobrir o que realmente aconteceu com Kika e onde ela está.


Vou falar a verdade aqui: o começo desse livro é extremamente confuso e frustrante. Eu quase abandonei a leitura por me confundir com todos os pontos de vista e tempos diferentes de cada capítulo. É preciso um pouco de dedicação no começo para entender em que linha temporal estamos acompanhando, mas me escutem quando eu digo que vale muito a pena insistir nessa loucura.

Esse livro é dividido em quatro partes: I - Fatos determinantes; II - Sequestro e abuso sexual; III - Assassinatos e espancamentos, e; IV - Provas da autoria. Além disso, temos o ponto de vista do investigador Conrado Bardelli enquanto entrevista a mãe de Kika, a visão de Sarah durante e depois do sequestro e a passagem entre passado e presente de tudo o que aconteceu com a garota. Ou seja, é muita informação sendo jogada no leitor.

Apesar da dificuldade para pegar o ritmo, depois que acostumei com a escrita do Victor, deslanchei na leitura. É impressionante como ele conseguiu me envolver e atiçar minha curiosidade com cada página que passava. Os personagens foram muito bem montados e me fizeram desconfiar de cada palavra que diziam e cada atitude que tomavam. Em diversos momentos me peguei com raiva de Kika e em outros tentando desesperadamente entender o que estava acontecendo com as pessoas ao seu redor. Tudo parece errado ou certo demais.
"Só peço que, ao longo da história, você não se incomode se eu começar a falar muito do meu ponto de vista ou deixar meus julgamentos poluírem suas opiniões. Sei que uma jornalista deveria preservar certa distância dos fatos para manter a isenção. Mas, em algumas partes, não consegui evitar. Me envolvi demais. Tenho meus motivos."
A trama se passa no Parque Cecap em Guarulhos e conta com várias fotos e pedaços de jornais que ajudam a recriar a história em nossas mentes. É muito bem pensado em todos os mínimos detalhes! Além disso, a trama foi contada como um livro-reportagem, por uma jornalista, o que deixou tudo muito mais interessante.


Confesso que desconfiei do final, mas a narrativa nos leva para tantos caminhos diferentes que acabei deixando minha desconfiança de lado ao longo das páginas. E quando cheguei no final, tantas coisas já tinha acontecido que me surpreendi mesmo assim. O desfecho é extremamente bem feito e me fez ficar de queixo caído enquanto lia. Sério, sofri mesmo gente! haha

Esse é aquele tipo de livro que a gente se pega falando e comentando em voz alta, sabe? Eu só repetia "não é possível" hahaha E minha mãe me olhando como se eu fosse a pessoa mais louca do universo, mas a deixei tão intrigada que até ela leu depois haha

Victor Bonini com certeza ganhou um lugar especial no meu coração e espero que os outros livros dele, que também são com o investigador Conrado Bardelli, sejam tão bons quanto esse. Gente, é um nacional de qualidade impecável, pelo amor de deus, eu vou enaltecer até a minha morte, SIM!


A diagramação do livro está muito bonita. Existem vários detalhes visuais que complementam a leitura e que ajudam também na hora da leitura. Como quando os capítulos são da conversa do investigador com a mãe de Kika, que as páginas são pretas. O trabalho que a editora teve com a parte de dentro foi muito, muito legal e merece levar um ponto a mais só por isso. Porém, depois de duas pessoas lerem o livro, a lombada ficou toda marcada, como vocês podem perceber na foto. O que dói um pouquinho o coração cada vez que olho haha

Quando Ela Desaparecer é um thriller de extremos. É confuso no começo, tem muitos pontos de vista e drama demais. E juntando tudo isso, se tornou uma das melhores leituras do ano! Victor Bonini soube trabalhar com maestria em seus personagens e na trama, me levando a desconfiar de tudo e todos. É um nacional que merece ser lido pelos amantes do gênero <3

Compre na Amazon



Mari Zavisch
25 anos. Jornalista, amante de livros e fotografia. Harlan Coben é meu amorzinho literário e me apaixono por qualquer personagem de livros ♥
21 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

21 comentários:

  1. Oi, Mari
    Já quero saber o que realmente aconteceu KKK Queria spoiler! Me lembrou um pouco Carrie, esse início, mas gostei de saber que o autor surpreende bem.
    Beijo!
    Estou fazendo minha coleta de dados para o meu TCC. Então convido você a responder mais uma pesquisa (é a última, prometo)
    Pode enviar para o pai, irmão, amigos, TODO MUNDO PODE RESPONDER! Quanto mais melhor, please.
    Responder o formulário
    Capítulo Treze

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari! Excelente sua resenha. Nã o li, mas pelo que eu li deve ser boa a experiência de leitura. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari, tudo bem?
    Esses aspectos confusos da narrativa já li em algumas resenhas e confesso que isso me afasta um pouco desse livro. Ele é meio documental, né? Como se fosse uma reunião de relatos, notícias e afins.
    Eu não sei se lerei tão em breve mas, apesar de ter alguma resistência, devo dizer que sua resenha conseguiu provocar curiosidade em mim!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari! É bom saber que apesar de ser confuso no começo o livro entrega uma ótima trama! Uma colaboradora do blog leu e amou também, já coloquei na minha lista!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. ESse livro ficou numa hype enorme quando lançou e eu imediatamente o pus na minha lista kkk, sem dúvida o tema me interessou logo de cara e e eu fiquei curiosa para saber o que diabo ia acontecer com a história. Infelizmente ainda não adquiri, mas ainda quero muito ler!

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari.
    Antes da sua resenha ainda não conhecia esse livro, mas adorei a premissa dele. Sinceramente, adoro esse tipo de obra que nos deixa confusa. Sempre torna as leituras ainda mais impressionantes. Amei sua resenha
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mari!

    É maravilhoso encontrar obras nacionais assim, tão bem escritas né? A gente fica até orgulhoso hahah a capa é sensacional, assim como a edição parece estar, e fiquei bem curiosa com a história! Uma pena de início ser confuso, realmente é um impacto que desanima, mas vou ter sua dica em mente de que vale a pena continuar a leitura!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Gosto deste tipo de livro com um mistério central que nos deixa curiosos pela trama. Não conhecia o livro e já fiquei interessada.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Mari.
    Eu amo o Victor Bonini e até agora gostei de tudo o que ele escreveu. Quando li o primeiro livro dele me veio a mente os livros da Agatha Christie de quem sou muito fã e pesquisando vi que ele também é fã e inclusive moderador de um grupo de fãs dela no Face. Eu que já era fã xonei hehe. E assisti ele sempre nos jornais da Globo também hehe. Eu amo as edições da Faro, é só capricho.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari,
    Eu li esse livro quando lançou, e desde então... continua sendo a melhor leitura do ano pra mim. Dúvido muito que algo vá superar os momentos finais desse livro até Dezembro. Ha!
    Torcendo demais pra adaptação ser bem legal.

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari,
    Eu desconfiei do final, mas ai o próprio livro nos faz crer que estamos errados para provar que estavamos certos. HAHAHAH deu para entender? Confuso mas é isso ai!
    Gosto muito do Bonini e já quero mais livros dele!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. oi Mari
    Ainda não tinha ouvido falar desse autor e fico feliz por ter gostado do livro.Até gosto da premissa desse livro ,mas confesso que quando li que tem abuso sexual , eu acho que não seria uma boa leitura para mim.Fico muito desconfortavel com esse tema.

    Amei a sua resenha

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari,

    Essa edições da Faro são maravilhosas.
    Eu ainda não li nada dele, mas são tantos elogios que com certeza desse ano não passa rs.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  14. uau já amei conhecer esse livro! ainda mais por ser nacional de tão super qualidade, fiquei mt curiosa pra ler tbm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  15. Oi Mari!
    Eu tô de olho nesse autor querendo ler algo dele, mas ainda n consegui comprar nada 😭
    Como esse tem esse início q dá um trabalhinho a mais, acho q vou começar por O Casamento q tbm já vi muitas resenhas positivas sobre! 😍
    Nossa literatura está cada dia melhor! 😉
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Eu fico tão feliz quando eu vejo livros de autores nacionais sendo enaltecidos. É muito bonito de se ver hahah
    Fiquei muito curiosa com o livro. De verdade. Livros com esse tema as vezes nos deixam meio confusos mesmo no começo mas se vale a pena insistir então é sucesso. Ainda não o vi vendendo por aqui, espero vê-lo. E também espero gostar da leitura assim como você.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  17. Oi, Mari!
    Todo mundo é só elogios ao Victor e eu nunca li nada dele #shame
    Eu adoro o trabalho da Faro com as edições. Eles são bem cuidadosos e atenciosos
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  18. Oi
    do autor eu já li colega de quarto e também recomento, esse ainda não li, mas só vejo comentários positivos dele, quero ler ainda mais porque gostei de um outro livro dele, já é bom saber que o inicio é um pouco confuso. Ficou muito boa a sua resenha.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, Mari!
    Nunca li nada do autor, mas fiquei super animada com sua indicação.
    A premissa do livro é bem interessante, fiquei curiosa para saber o desfecho de tudo.

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção no Instagram

    ResponderExcluir
  20. Amei sua resenha, Mari. Apesar de ter demorado para pegar o ritmo, que bom que a história conseguiu te prender. Tenho certeza que vale a pena ler esse livro! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  21. Jesuis! Que loucura esse livro. Sem dúvida é necessário ler de forma bem atenta.
    Gosto desses livros de mistérios que não deixam pontas soltas e são bem pensados, sem dúvida vou colocar esse na minha lista de futuras leituras, até porquê, ainda não tive experiência de leitura com esse autor.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥ | Instagram - Vem interagir no Insta tbm!

    ResponderExcluir

 
© Galáxia dos desejos, VERSION: 02 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Dear Maidy
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo