O Guia do Cavalheiro para o Vício e a Virtude - Mackenzi Lee

sexta-feira, 20 de setembro de 2019
Ano: 2018
Páginas: 434
Editora: Galera Record

Sinopse: Henry "Monty" Montague nasceu e foi criado para ser um cavalheiro, mas nunca foi domado. Os melhores internatos da Inglaterra e a constante desaprovação do pai não conseguiram conter nenhuma das suas paixões - jogos de azar, álcool e dividir a cama com mulheres e homens.Mas agora sua busca constante por uma vida cheia de prazeres e vícios está em risco. O pai quer que ele tome conta dos negócios da família. Mas antes Monty vai partir em seu Grand Tour pela Europa, com a irmã mais nova, Felicity, e o melhor amigo, Percy - por quem ele mantém uma paixão inconsequente e impossível. Monty decide fazer desta última escapada uma festa hedonista e flertar com Percy de Paris a Roma. Mas quando uma de suas decisões imprudentes transforma a viagem em uma angustiante caçada através da Europa, isso faz com que ele questione tudo o que conhece, incluindo sua relação com o garoto que ele adora.

Sabe aquele livro que te chama a atenção sem você ler a sinopse? Foi o que aconteceu comigo e esse amorzinho. Alguma coisa piscou nele e eu sabia que iria gostar da leitura, mesmo descobrindo depois que era de época. Decidi que iria me aventurar com Monty e só elogios.


Henry "Monty" Montague se tornou tudo o que seu pai abomina. Aparentemente, um rebelde sem causa que não se importa com muita coisa além dele mesmo. Abusa do álcool, jogos de azar e se envolve tanto com homens quanto com mulheres. E antes de assumir os negócios da família, seu pai permite que ele faça seu Grand Tour pela Europa com seu melhor amigo, Percy.
"Minha bela e trágica história de amor com Percy não é nem bela nem uma verdadeira história de amor, e é trágica apenas pela unilateralidade."
Porém, sua felicidade de poder escapar de seu pai, aproveitar a viagem e flertar com Percy até voltar, acabam quando descobre que os dois vão acompanhados e além disso precisam viajar com sua irmã mais nova, Felicity, até deixá-la no internato.

Quando as coisas já não estão acontecendo do jeito que ele imagina, tudo vira de ponta cabeça e os três acabam entrando em confusões que nunca pensaram antes. Seus dias de viciado em bebidas e flertes precisam acabar e o rapaz vai precisar questionar suas ações, o mundo do jeito que conhece e seus sentimentos.


Bom, quem me conhece ou acompanha o blog, sabe que eu estou vivendo a maior ressaca de gênero do universo inteiro. Há uns anos atrás, eu li O Duque e Eu e não consegui gostar. Além disso, não conseguia mais ler romance de época de jeito nenhum, porque achava tudo um porre. Esse ano estou conseguindo dar a volta por cima e sair dessa ressaca ridícula.

Por isso, antes de começar a leitura, fiquei com um pouco de receio de não conseguir aproveitar tudo da trama, mas temos aqui a solução para os meus problemas: Mackenzi Lee fez uma mistura de romance de época com contemporâneo que eu quase chorei de emoção. Deixou a leitura muito mais simples, me conquistou muito mais rápido e fluiu bem.

Pensando na obra como um geral, muitas pessoas podem achar alguns acontecimento um tanto quanto exagerados e bem absurdos. Na minha opinião, foi isso que deixou o livro tão dinâmico e gostoso de ler. As situações absurdas abrem um espaço pro humor dos personagens e pra você até rir da mistura de coisas que acontecem na trama.
"- Não estamos caçando problemas. Flertando com eles, no máximo."
Foi uma mistura de elementos que não são tradicionais nos livros de época e acho que foi isso que me fisgou tão rápido. Não encontramos todos os dias nas leituras desse gênero um casal de rapazes, um deles bissexual, situações loucas com assaltos e piratas ou uma busca pela cura de uma doença. Percebem que esse livro sai totalmente dos padrões? Gente, genial! 


Além disso, a autora trouxe assuntos importantes que foram tratados de maneira firme, mas leve ao mesmo tempo, como racismo, machismo e homofobia. Nenhum deles é extremamente aprofundado, mas acho que para a base que a autora precisava, ficou bom dessa forma. Se ela insistisse muito, acho que ficaria forçado.

Quanto aos personagens, Monty é o único que tem um verdadeiro foco nesse livro. No começo, não gostava muito dele, pois sua personalidade me irritou um pouco. Porém, conforme você vai lendo, entende que a autora usou toda a sua teimosia e falta de semancol pra rebater com alguma crítica. E isso me fez mudar de opinião quanto ao personagem, principalmente quando suas tiradas sarcásticas e seus medos começam a tomar conta do personagem. Além de que ele se sentia muito confortável com sua sexualidade e eu achei um ponto muito forte do livro, ainda mais se tratando do século XVIII.
"-Talvez você seja a única pessoa no mundo que me acha decente."
Sinto os nós dos dedos de Percy roçarem nos meus. Talvez seja por acaso, mas parece mais uma pergunta, e quando abro os dedos em resposta, a mão dele se entrelaça na minha.
-Então ninguém mais conhece você".
Já Percy e Felicity não evoluem muito individualmente. Apesar de terem papeis importantes na trama e vida de Monty, ainda assim são um pouco rasos. Acredito que isso tenha acontecido por ter outros livros e cada um focar em cada personagem. Espero muito que seja isso, porque quero ver Felicity sendo foda no próximo livro haha E se prepare para sentir raiva da sociedade da época e do pai dele. Meu Deus, eu fiquei com tanta raiva em alguns momento, que olha...

Acho que nem preciso dizer do quanto gostei desse livro, né? Me diverti muito lendo e amei que a autora colocou uma pequena explicação sobre os acontecimentos que ela se baseou e sobre como era a sociedade naquela época em relação aos assuntos que ela inseriu no livro.


Acabei lendo o livro em e-book, mas queria muito tê-lo em minha estante! O modelo da capa é exatamente o Monty que eu imaginei e achei ela bem bonita também. 

O Guia do Cavalheiro para o Vício e a Virtude é uma mistura louca de cenários absurdos, críticas e aventuras. Fui fisgada logo nas primeiras páginas e terminei querendo muito o segundo livro. Acredito que até quem não gosta muito de romance de época pode se aventurar nessa leitura.

Compre na Amazon




Mari Zavisch
25 anos. Jornalista, amante de livros e fotografia. Harlan Coben é meu amorzinho literário e me apaixono por qualquer personagem de livros ♥
15 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

15 comentários:

  1. Oi, Mari como vai? Deve ter sido muito agradável a leitura pra você e até surpreendente. Me parece ser uma obra diferente dentro desse estilo literário, se tiver a oportunidade irei querê-lo para ler. Ótima resenha, abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari
    Acho que o que te encanta não é o que me chama atenção. Pelo fato de ter essas diferenças dos romances de época me incomodam um pouco. Ainda não saí da caixinha em relação ao gênero, por isso nunca quis ler a obra, mas estou trabalhando nisso.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Um amigo leu esse livro mês passado e fiquei bem interessada. Quando vi que era de época (amo) já quis ler, agora não sei se a aventura e outras partes vão me agradar. Só lendo para descobrir. Gostei muito da resenha!
    Beijos

    L de Saturno

    ResponderExcluir
  4. Ai, amiga, pois eu já não gostei tanto assim. Concordo na discussão dos temas, mas o Monty é muito chernoboy, naaaam
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. Participe!

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha, fiquei com vontade de ler
    beijos
    http://www.opsquerida.com.br
    e convido pra participar do sorteio que tô fazendo lá no Instagram https://www.instagram.com/p/B2cjgLCH4QV/?igshid=1add0ur2igj7l

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari! Tudo bem? Eu li uma resenha tão negativa que estava achando o livro um horror rsrsrs gostei de ler uma resenha de um ponto de vista diferente!

    Bjs, Mi
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari,
    Quando lançou, eu quis ler. Mas depois de algumas resenhas negativas, eu desisti.
    A sua até me anima a arriscar, pois seria uma obra totalmente diferente do que estou acostumada!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    eu tenho esse livro, mas ainda não li e confesso que tinha dado um desanimo, pois li resenhas mega negativas, mas mesmo assim ainda irei ler, que bom que conseguiu gostar dessa leitura e se empolgar, se não me engano o segundo já foi lançado por aqui.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oiii Mari

    Eu adorei essa mistura louca que o livro trás. É romance de época ainda, mas é diferente, dinâmico e interessante, o que torna tudo muito único e os personagens parecem ser daqueles que fisgam a gente. Quero ler com certeza.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. realmente a capa do livro já chama a atenção e nos deixa curiosos, adorei sua resenha e já fiquei curiosa pq parece mesmo um livro bem gostoso de ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari,

    Vi bastante elogios sobre esse livro, mas nunca parei para ver mais da obra e do que se tratava e lendo sua resenha achei a história super interessante!
    Adoro livros de época e esse parece ser muito gostosinho de ler ♥


    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari, tudo bem?
    Que coisa boa que você encontrou um livro pra te tirar da ressaca literária!
    Confesso que a trama não me chamou muito a atenção. :(
    Mas entendo seu rancinho, existem repetições no gênero que realmente incomodam.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  13. Ah, eu vi esse livro pela internet e não dei nada por ele e agora tu me vem com uma resenha maravilhosa dessa? Eu JAMAIS iria imaginar que essa era a história. Na verdade, até achava que era um guia mesmo mas com teor cômico. Adorei o Monty por ele ser ele mesmo. Já quero muito ler. De verdade. Até porque estou com uma ressaca de gêneros também, romance, de época e etc, porque peguei uma aversão a eles nos últimos tempos que mds.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    Ps: acabei de ver que temos a mesma mecha branca no cabelo. Amei kkk

    ResponderExcluir
  14. Olá...
    Eu AMOOOOOOOOO esse livro!
    Na minha opinião, ele foi um dos melhores livros que li em minha vida e amei demais toda ahistória. Achei incrível a capacidade que a autora tem em nos prender e são tantas emoções nesse livro, né? Em breve também vou postar resenha dele lá no blog ;)
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Amei sua resenha, confesso que pela capa não criei muita expectativa, mas a história me fisgou muito. Já anotei a dica! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir

 
© Galáxia dos desejos, VERSION: 02 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Dear Maidy
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo