Crianças do Éden - Joey Graceffa

quinta-feira, 22 de agosto de 2019
Ano: 2019
Páginas: 266

Editora: Galera Record

Sinopse: Em uma Terra envenenada e morta pelo homem, onde todos os animais e a maioria das plantas foram destruídos, o Éden é o último refúgio para o que restou da raça humana. Mas as medidas de controle populacional garantem que a existência de Rowan seja ilegal. A garota não pode frequentar a escola, fazer amigos, ou mesmo ser vista em público. Cada dia em que continua viva é um risco para sua família.Cansada de viver escondida, Rowan decide pular os muros que a escondem, e, embora descubra ser fácil permanecer invisível quando não se existe legalmente, a noite de aventura pode acabar em tragédia. Cabe a Rowan usar toda sua habilidade para sobreviver em um mundo que a renega.

Quando recebi esse livro em casa, não sabia o que esperar. Eu não conhecia o autor, nem a premissa dessa distopia que veio com uma capa maravilhosa. Sim, eu fui convencida de que deveria ler o livro pela capa. O que eu posso fazer se eu sou fácil desse jeito? hahahaha Conforme fui passando as páginas, não sabia muito bem o que pensar...


A Terra que conhecemos não existe mais. Uma falha no ecossistema fez com que as plantas e animais entrassem em extinção, quase levando os humanos junto com eles. Agora, os sobreviventes vivem em uma colônia que usa recursos limitados para sobreviver, enquanto esperam que uma grande tecnologia inventada consiga salvar o restante do planeta.

Como viver está cada vez mais difícil, uma regra de natalidade é estipulada e cada casal só pode ter um filho. Se alguém quebra essa lei, o segundo filho é condenado à morte imediatamente após o nascimento.

E é aí que entra Rowan, uma segunda filha. Ela vive há 16 anos encarcerada dentro de sua própria casa e se escondendo para que não seja mandada direto para a morte. Ela não conhece o mundo atrás dos muros de sua casa e nunca teve contato com outras pessoas além de seus pais e seu irmão mais velho. E quando a garota se cansa dessa vida, tudo vira de ponta cabeça e a verdadeira aventura começa.
“Tenho que estar pronta para o glorioso dia em que finalmente emergirei na luz. Se esse dia chegar. Mamãe e papai sempre me garantem que vai, sim, algum dia. Mas após 16 anos de garantias esse algum dia ainda não chegou.”

Esse é o primeiro romance de Joey Graceffa e não esconde isso em suas páginas. Sua escrita é simples e rápida (bem rápida), mas conta com vários deslizes que me incomodaram um pouco durante a leitura. Para ser sincera, eu teria dado uma nota menor, se o autor não tivesse entregado uma ambientação tão boa.

Esse com certeza foi o ponto muito positivo da leitura. A destruição da Terra, toda a história do que aconteceu com o mundo que conhecemos hoje e o que precisaram fazer para conseguirem sobreviver foi bem pensado e descrito. O autor conseguiu ambientar toda a trama de forma genial e me deixou bem animada quanto a isso. Sem falar que o assunto é muito atual e totalmente possível.

Porém, o que me prendeu a atenção no começo, foi ficando para trás a partir do momento em que ela pisa para fora de casa. Depois disso, encontramos uma distopia clichê e que segue o mesmo padrão e ritmo de qualquer outra: o mundo acabando, uma turma contra o governo, um triângulo amoroso e uma protagonista descobrindo segredos sobre seu passado.


Não que eu esteja reclamando disso! Quem acompanha o blog, sabe que eu sou viciada em um bom clichê, mas esse livro prometia ser diferente, principalmente por sua temática real e próximo ao que nós vivemos. Não sei, acabei me deixando levar pelas consequências que poderia encontrar e subi demais minhas expectativas.

Além disso, os personagens não me cativaram e eu não conseguia torcer para ninguém. Talvez no restante da trilogia isso mude, mas não sei se tenho a vontade necessária para continuar. E para completar, não gostei da rapidez com que tudo aconteceu. Não queria que o livro fosse arrastado, mas não tive tempo de assimilar nada, porque no instante seguinte tudo estava mudando e trazendo dúvidas novas. Faltou um fôlego no meio para dar tempo ao leitor de ficar curioso.

Terminei o livro com aquele sentimento de tristeza, pois apesar da ideia ser muito legal, acabei ficando entediada enquanto lia. Mas é aquela coisa, né: não deu certo pra mim, talvez dê super certo pra você.


A diagramação segue o padrão da editora, que é o meu preferido. Gosto muito do espaçamento e da fonte que eles usam, além de usarem páginas amareladas para tornar a leitura mais agradável. E como já disse, eu amei muito essa capa! <3

Crianças do Éden chegou com uma ideia muito interessante e que me prendeu no começo, mas que se tornou mais do mesmo. Talvez a opinião seja diferente para pessoas que amam o gênero mais que tudo no mundo rs, mas não deu certo pra mim. Infelizmente, eu esperava mais do que foi entregue. De qualquer forma, leiam e me contem o que vocês acharam ;)

Compre na Amazon



Mari Zavisch
25 anos. Jornalista, amante de livros e fotografia. Harlan Coben é meu amorzinho literário e me apaixono por qualquer personagem de livros ♥
13 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

13 comentários:

  1. Mulher, fiquei chocada que esse livro tem só esse tanto de página. Para uma série, é bem pouco. Deve ser por isso que tudo aconteceu na velocidade da luz.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, eu já não sou muito fã de distopia, então acredito que não vai rolar comigo tb rsrsrs mas é uma pena porque a premissa parece boa mesmo rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari, tudo bem?
    A gente sabe quando um livro tem narrativa alucinante e quando é corrido porque o autor é inexperiente. Que dó que tenha sido esse o caso. :( O plot realmente é promissor (e infelizmente não foge muito do que tem acontecido...), vou torcer para que os próximos sejam melhores!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari.
    Infelizmente a maior parte das temáticas dos autores iniciantes é um clichê ou um plot mal desenvolvido.
    Ainda não conhecia esse livro, mas a temática me interessa. Acho que eu leria por conta da ambientação pois realmente amo esse tipo de enredo. Espero futuramente ter a oportunidade.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  5. Te entendo, a primeira coisa que pensei quando abri o post foi, "que capa linda, eu leria esse livro só pela capa", hahaha. A premissa do livro e da vida da protagonista me lembrou o filme "Onde está Segunda?" da Netflix, já assistiu?
    Eu gosto de rapidez na escrita, e como nunca li nenhum livro de distopia, creio que esse poderia ser uma boa experiência para que eu começasse a ler o gênero, já que não estou acostumada com os clichês distópicos, haha. Uma pena que o livro não tenha suprido suas expectativas, pois a base da história é mesmo muito boa.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Também achei essa capa linda, que pena que tudo é bem corrido no livro, a proposta é muito interessante
    Beijos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari,
    Eu ia dizer que a premissa lembra um filme da Netflix, mas já citaram pelos coments... haha
    Então, nem julgo você porque também leria pela capa, que nem é tão bonita, mas chama atenção. E fiquei muito curiosa com o final.
    Uma pena que tenha esses problemas de iniciante do autor, a editora dele poderia ter ajudado, tadinho.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari,
    Ando meio afastada de distopias exatamente por isso: mais do mesmo.
    E sim, parece a série da Netflix, rs. Uma pena que não houve nenhuma surpresa...
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari!
    Eu nunca tinha visto esse livro!
    Gosto muito de distopias, mas confesso q essa n me chamou muito a atenção, e como vc já falou q segue os clichês do genero, n sei se leria...
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
  10. Olá, Mari.
    Essa premissa da criança crescer escondida já vi em The 100 hehe. E mesmo com as ressalvas que você apresentou é um livro que me interessa e se der eu vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi, Mari!

    A capa realmente atrai a nossa atenção e a premissa também. Adoro distopias.
    Uma pena que a leitura não deu certo pra vc.

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção de aniversário do blog

    ResponderExcluir
  12. Oi
    já tinha visto essa capa, mas nunca tinha parada para ler a sinopse, uma pena que a história prometia algo diferente e acabou fugindo disso, mas mesmo assim achei interessante o que falou da história.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari,

    Quando esse livro lançou fiquei bem curiosa, mas foi passando conforme fui lendo algumas resenhas iguais a sua. Confesso que não leria no momento, mas não descarto a leitura, pois adoro distopias para deixar passar uma rs.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir

 
© Galáxia dos desejos, VERSION: 02 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Dear Maidy
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo