A Paciente Silenciosa - Alex Michaelides

quarta-feira, 7 de agosto de 2019
Ano: 2019
Páginas: 350
Editora: Record


Sinopse: Um assassinato, uma verdade oculta. As raízes do silêncio são muito mais profundas do que se pode imaginar. Alicia Berenson escreve um diário para colocar suas ideias em ordem. Ele é tanto uma válvula de escape quanto uma forma de provar ao seu adorado marido que está bem. Ela não consegue suportar conviver com a ideia de que está deixando Gabriel preocupado, de que está lhe causando algum mal.
Alicia Berenson tinha 33 anos quando matou seu marido com cinco tiros. E nunca mais disse uma palavra. O psicoterapeuta forense Theo Faber está convencido de que é capaz de tratar Alicia, depois de tantos outros falharem. E, se ela falar, ele será capaz de ouvir a verdade?


Se eu falar que voltei, alguém aqui acredita? hihi Pois é, nem eu estou acreditando direito, mas é real! Voltei! Um pouco enferrujada, mas vamos que vamos.

E para (re)começar com o pé direito, vou falar sobre esse livro que quebrou minha cabeça e me surpreendeu muito no final. Não sei quais são as opiniões sobre ele, pois ainda não li nenhuma, mas a minha experiência foi maravilhosa.


Alicia Berenson é uma artista plástica bem-sucedida, casada com o homem de sua vida e aparentemente feliz. Ela tem uma relação boa com seus vizinhos e nenhum motivo para causar desconfiança de alguém. Porém, tudo muda quando a mulher atira friamente em seu marido e simplesmente para de falar.
"Escolher um parceiro num relacionamento amoroso é muito parecido com escolher um terapeuta. Temos que nos perguntar se a pessoa vai ser honesta com a gente, capaz de ouvir críticas, reconhecer erros e não prometer o impossível."
Em seu julgamento, Alicia não abre a boca para falar uma palavra sequer, nem mesmo para se defender. Quando é mandada para uma clínica psiquiátrica como pena pelo seu crime, ela continua sem falar nada. Anos depois de passar terríveis momentos dentro da clínica, ela continua sem falar nada.

E é exatamente isso que intriga Theo Faber, um psicoterapeuta que não consegue se esquecer do caso de Alicia e se inscreve para trabalhar na clínica em que ela está internada. Ele tem em sua cabeça que vai conseguir ajudá-la a melhorar e voltar a falar... Mas será que eles realmente querem ouvir o que ela tem para falar?


Esse livro é dividido em três pontos de vista: o diário de Alicia, a jornada de Theo tentando fazer ela falar e a vida pessoal do psicoterapeuta. Eu não sei exatamente qual deles me prendeu no começo da leitura, mas deu super certo para mim. Antes de mais nada quero comentar que o livro não é perfeito e tem algumas pontas soltas, porém a forma como foi escrito falou muito mais alto na hora de eu dar a nota.
"Lembre-se: um amor que não inclui a honestidade não merece ser chamado de amor."
Sempre escrito em primeira pessoa, a narrativa me prendeu tanto que li o livro em apenar um dia. Assim que comecei não conseguia mais soltar, por mais que eu precisasse. Eu tinha que saber o que tinha acontecido com Alicia e seu marido. A leitura é bem rápida e a escrita é simples, apesar de tratar de algumas doenças ao longo da trama.

Não posso analisar a forma como cada doença foi abordada, pois não tenho conhecimento para fazê-lo. Porém, posso dizer que me impressionei com o rumo que o livro foi tomando a partir da metade. Fui feita de trouxa e quando terminei, fiquei indignada comigo mesma por não ter pegado as dicas durante a leitura.

"O silêncio dela foi como um espelho, que refletia a minha própria imagem. E em muitos momentos o que vi refletido não foi muito agradável."
O plot twist é bom, mas nada muito impressionante. Como eu disse, existem mil dicas ao longo do livro que podem deixar sem graça pra quem for mais atento. O final deixa algumas pontas soltas e eu queria ter tido melhores explicações sobre alguns pontos.

Mas se parece ser tão fraco assim, o que me fez ler o livro em um dia? O fato de eu ter sido completamente enganada e pega de surpresa quando as revelações foram feitas. A escrita dele me confundiu completamente e não me deixou pegar as dicas tão óbvias que estavam pulando na minha cara. Por isso, tenho certeza que esse livro vai deixar as opiniões divididas entre aqueles que sacarem antes do final e os que se surpreenderem.
“Eu acredito que somos todos loucos, apenas de formas diferentes.”

A diagramação do livro está ótima. Segue o padrão de espaçamento e fonte da editora, o que ajuda na leitura. Eu gostei muito da capa, tem tudo a ver com o tema do livro e a melhor parte é a textura! Fiquei com vontade de ficar passando a mão nele o dia inteiro e não deixa tudo gorduroso e com marca de dedos. Sensacional!

A Paciente Silenciosa é um thriller psicológico com leitura fluída e rápida que me surpreendeu muito no final. Aos mais atentos, talvez não seja um livro 5 estrelas, mas eu favoritei com gosto, pois amei mesmo! <3

Compre na Amazon



Mari Zavisch
25 anos. Jornalista, amante de livros e fotografia. Harlan Coben é meu amorzinho literário e me apaixono por qualquer personagem de livros ♥
6 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

6 comentários:

  1. Oi, Mari
    Seja bem vinda de volta! \o/
    Aqui muita gente comentou bem sobre essa obra, então imagino que o livro deva ser bom. A mim cabe só a curiosidade sobre o desfecho porque coragem mesmo eu não tenho de ler a obra haha
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, q bom q voltou!
    Esse livro está na minha listinha, muitos blogueiros elogiaram bastante!
    Adoro thrillers. Sou meio lerda pra adivinhar as coisas, então não sei se vou pescar as dicas durante a leitura, hahah
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu amo livros que me prendem assim e que surpreendem tanto no final. A história parece ser ótima e nada clichê. Vou procurar saber mais sobre o livro. E fiquei curiosa: o que Alicia tem a dizer? Por que continua calada? Sigo curiosa. Mas apesar de eu ser meio lerda, quase sempre consigo descobrir como algum livro termina haha

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  4. bem vinda de volta! bacana conhecer esse livro que to prende e tem reviravoltas, esse tipo de leitura é bem bacana

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Oiii Mari

    Eu também fui completamente enganada no final e apesar de não ser um plot majestoso, acho que o livro cumpriu seu papel, e prendeu muito, envolveu bastante. faltaram respostas pra alguns detalhes? Tb achei que sim, mas considerando-se que essa é a estréia de Michaelides em livros, acho que dá pra esperar ainda muita coisa boa saindo da cabeça desse autor.
    Bem vinda de volta!

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA BEM VINDA DE VOLTAAAA!!!
    Quanto ao livro, fico meio com pé atrás porque ultimamente ando me decepcionando com thrillers
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir

 
© Galáxia dos desejos, VERSION: 02 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Dear Maidy
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo