Tipo Destino - Susane Colasanti

quinta-feira, 14 de junho de 2018
Ano: 2013
Páginas: 288
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason…Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jas
on estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era!
Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele.
Então, Erin viajou durante todo o verão…

Confesso que não conhecia a autora antes de ler esse livro e que comprei porque estava em uma promoção gigante no shopping aqui perto. Eu comecei a ler sem nenhuma expectativa e encontrei exatamente o que ele promete: um YA clichê e sem muitas emoções.



Há um tempo atrás, Lani e Erin sofreram um acidente de carro, fazendo com que as melhores amigas ficassem ainda mais unidas. A promessa de que nada aconteceria entre elas era tão grande, que nem as diferenças conseguiram destruir a amizade e a ligação entre elas. Até Jason aparecer...
"Nunca tive intenção de que acontecesse daquela maneira. Mas, se tivesse a oportunidade, não voltaria atrás de jeito nenhum."
Jason é um aluno da mesma escola que elas, mas nunca chamou a atenção de Lani... Até que Erin começasse a namorar com ele. Aos poucos, ela foi percebendo que ele não saia de sua cabeça e que isso não deveria ser normal. Aliás, ninguém deveria ter metade dos pensamentos que ela tinha com o namorado da melhor amiga.

O problema é quando Erin vai passar as férias em um acampamento e Lani se vê sozinha com Jason. Nesse momento, os dois começam a passar mais tempo juntos e percebem que as semelhanças entre eles é maior do que esperavam e Erin acaba sendo esquecida ao longo desses dias. Sem avançar o sinal, por causa de sua amiga, Lani precisa lidar com seus pensamentos e sentimentos para descobrir o que quer: ouvir o coração ou desistir de tudo por causa da amizade?
"A questão é: será que podemos ser amigos de uma alma gêmea quando queremos muito mais?"


Bom, a verdade é que eu me decepcionei um pouco com essa leitura, mesmo sem estar esperando nada. Eu até já tinha pensado que seria uma leitura bem leve e sem muitas aventuras. Porém, essa leveza foi demais pra mim e não consegui entender muitas coisas.

Para começar, a amizade entre as duas personagens não faz muito sentido. Tudo bem, tem toda essa ligação do acidente, mas de resto? Elas são total opostos. A única coisa em que elas combinam é na obsessão com o horóscopo e em acreditar em tudo o que ele diz. Agora, os gostos e personalidades delas, são bem diferentes e me irritou um pouquinho.
"Não há como Jason estar gostando de mim. E mesmo que estivesse, eu não poderia gostar dele também. Que tipo de pessoa faria isso com a melhor amiga?"
Erin é muito, muito, muito chata. Além de não gostar dela, o jeito que ela pensa para resolver seus problemas é tão horrível, que me deixou chateada com o desfecho, sabe? Lani e Jason deveriam ser um super casal, mas na verdade deixam a desejar. Eles tem essa atração, mas precisavam ter um pouco mais de pulso e de confiança para resolverem seus problemas da maneira certa. 


A única coisa que me fez sentir mais próxima da Lani, foi a forma dela pensar mais nos sentimentos dos outros do que no dela. Eu sou um pouco assim e entendi muitas de suas ações, mesmo que não fossem certas. 

Um personagem que eu gostei bastante, foi Blake, o melhor amigo de Lani. Ele é gay, mas ninguém além dela sabe disso. Ele é aquele tipo de amigo para todos os momentos e que sabe quando você está precisando de um ombro para chorar, sabe? Gostei bastante da construção dele na trama.
"Às vezes, as coisas precisam piorar antes de poderem melhorar. Mas jamais imaginei que pudessem fica tão piores."
A escrita da autora é bem fácil, leve e me fez ler até o final sem perceber, mesmo sem amar a leitura. Ele é um YA que não traz muitas novidades e que tem uma premissa bem legal e pontos que poderiam ser ótimos e bem trabalhados, mas ficou faltando alguma coisa, sabe? Aquela pitada no romance entre os dois ou no problema com a amiga que me fizesse pensar "ah, é isso que me fez gostar desse livro".

Minha nota não foi mais baixa, porque achei ele bem concluído. Para um YA, ele está bem feito e tudo, só que não me agradou totalmente pela forma como a autora levou a trama. Foi mais o meu gosto mesmo do que o livro em si. Por isso, quem ficou interessado pela sinopse, leia!


A diagramação do livro é muito boa. A letra é boa, as páginas são amareladas e foi tudo bem montado. Os detalhes no começo de alguns capítulos são bonitinhos e dá um toque a mais no livro. A capa foi o que mais me chamou a atenção e o que me fez decidir comprar. 

Tipo Destino é um livro bem levinho e que acaba rapidinho. Com poucas emoções e sem me cativar completamente, ele se mostrou uma leitura que não vai deixar lembranças. 

Bom, espero que tenham gostado e que minha opinião não impeça ninguém de tentar ler. É só ter em mente que o livro é bem para adolescentes mesmo, que talvez seja uma leitura melhor aproveitada. Deixem seus comentários aqui, quero saber o que acharam! Beijinhos.

Compre na Amazon




Mari Zavisch
25 anos. Jornalista, amante de livros e fotografia. Harlan Coben é meu amorzinho literário e me apaixono por qualquer personagem de livros ♥
15 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

15 comentários:

  1. Oi, Mari!
    Eu sempre fugi desse livro e depois da sua resenha, vou continuar fugindo hahahahha Ele nunca me interessou.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mari! Tudo bom?
    Só conhecia esse livro de capa, mas nunca tinha me interessado tanto pra procurar premissa. Acho que foi bom eu não ter feito isso, né? ASUHUHASUHASUHASUH
    Ninguém merece ler personagem chata e irritante, tira todo o gosto pela leitura.
    E amizade que não convence tô fora, pego outro ya e vou embora!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari,
    Nossa, eu ia ficar super mal depois de ver um livro - supostamente - atrativo em promoção e no fim acabar só no status de bom. Deve ser por isso que protelo tanto uns na estante haha aliás, tenho esse e adio a leitura há algum tempo. A parte do horóscopo vou curtir, mas as moças, não sei tb...fora que adoro abordagens de amizades, e uma pena ser assim.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  5. Oiii, Mari

    Que pena que, mesmo com você não esperando muita coisa, o livro ainda entrega menos. Eu confesso que não sinto vontade de ler, acho essa coisa de desejar o namorado alheio bem feia, geralmente torço o nariz pra isso. Até gosto quando as relações nos livros, seja de amizade ou romance, acontecem entre pessoas de personalidades tão opostas, mas esse aí vou passar mesmo.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari,
    Sendo sincera, eu vejo essa obra sempre em promoção nas lojas Americanas e nunca me animei a ler.
    A capa mesmo já me desanima. :(
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari,

    Não conhecia o livro, já achei a capa bizarra (não no sentido de ser "estranha", mais como "hello?") e a tua nota já foi um balde de água fria. Sempre leio resenhas com expectativa, mas acho que já não gostei do livro na sinopse.
    Esse tipo de livro é bom pra sair de ressaca literária, mas acho que não tem muita pretensão, né!
    Essa leitura vou passar ; )

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Apesar deste livro não chamar minha atenção, já li outros livros da autora que eu super curti. Que pena que a leitura não foi bem o que você esperava.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Mari.
    Eu li esse livro logo que lançou. Eu já tinha lido outros livros da autora e já sabia o que esperar por isso as expectativas estavam bem baixas. É o tipo de livro que a gente lê para passar o tempo ou depois de um livro mais denso. Mas ainda assim eu não gostei muito não.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oiii Mari

    Eu não tive uma boa experiência com os livros da autora, achei as histórias dela medianas, não me encantam ao ponto de querer ler sem parar sabe? Que bom que pelo menos tem esse detalhe de que a conclusão final foi satisfatória, ninguém merece final decepcionante....rsrs, mesmo assim não leria, porque pelo que notei segue a mesma linha dos outros livros da Susan.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari!
    Eu já li esse livro mas nem lembro mais da história... É um clichêzão mesmo, bem o que você comentou na resenha.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. Que ruim a leitura ter sido meio ruim.. esperar mais de um livro e se decepcionar é muito ruim.. o mês passado aconteceu comigo com umas duas leituras..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Mari!
    Eu não leria esse livro de jeito nenhum! hahahhaha
    Só a capa já me espantaria. Eu não suporto triângulos amorosos e eu não consigo ver nada que justifique pegar o namorado da melhor amiga. Principalmente quando você diz que o menino já existia na escola, mas ela só foi se apaixonar depois que a amiga começou a namorar. Não foi um cara que surgiu do nada. Enfim, não vou ler mesmo não. hahaha
    Beijo

    Canastra Literária

    ResponderExcluir
  14. É realmente esse livro nos deixa numa situação difícil, eu já não gosto muito dessa ideia de triângulo amoroso entre amigas, esse negócio de trair o outro (ou prejudicar o outro) em nome do amor, acho esquisito, sei lá. Gostei da sua sinceridade, quando o livro não agrada, não tem jeito, melhor falar do que esconder haha

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
  15. Oi, Mari.
    Eu tenho esse livro faz tempo, mas muito tempo, em casa. Eu comprei em inglês, antes de ser publicado aqui no Brasil. Ainda quero ler este livro, apesar de não saber se vou gostar, não. Gostei muito de vc ter apontado os pontos fracos e o pq nao gostou do livro.
    Abraços.
    Daniela Tiemi
    www.leiturasecomidinhas.com.br

    ResponderExcluir

 
© Galáxia dos desejos, VERSION: 02 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Dear Maidy
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo