3 anos de Galáxia dos Desejos ♥

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Ei, amizades! Tudo bem com vocês? <3

Como podem perceber, a postagem de hoje vai ter muito amor pra dar! 
Infelizmente, não vou poder comemorar esse ano fazendo um super sorteio ou dando algum presente legal para vocês, mas não podia deixar passar em branco, né? 

Dessa forma, hoje vou falar pra vocês as três coisas que eu aprendi com o blog durante esses três anos. 

Não transforme o blog em obrigação
Essa foi a maior lição que eu tive durante esse tempo. Eu criei o blog para ser um passatempo na minha vida. Eu queria ter um cantinho onde eu falasse sobre as minhas leituras e onde meus amigos poderiam encontrar dicas e opiniões sobre cada livro. Porém, conforme fui conseguindo algumas parcerias, a cobrança que eu mesma criei em cima de mim foi imensa! Eu me via cansada e sem muito tempo para escrever, mas sabia que precisava fazer isso se queria conseguir outras parcerias e reconhecimento. Mas espera um minuto! Quando eu percebi, estava postando qualquer coisa só para não sair do cronograma que eu tinha criado e me pegava dizendo "putz, hoje preciso postar", como se fosse algo ruim, sabe? 
Por isso, me dei um tempo, reorganizei as coisas na minha vida e voltei a escrever aqui por amor e não por obrigação. Assim as coisas estão fluindo muito melhor para mim <3

Seja uma pessoa crítica (até com os preferidos)
Vamos falar a verdade: existem livros que sou completamente apaixonada e por isso lia cada um deles de forma cega. Simplesmente amava tudo quando chegava no final e fechava os olhos para muitas coisas que aconteciam durante a trama. Conforme fui conhecendo outros blogs e outras opiniões, percebi que alguns do livros que eu amo (sim, ainda amo vai), apresentam personagens controladores e relacionamentos abusivos. Coisa que eu até via durante a leitura, mas escolhia ignorar. 
Para ser sincera, eu ainda gosto muito de cada um deles, mas é legal ler e ter essa visão de que nem tudo são flores ou que, pensando bem, na vida real eu não namoraria com nenhum daqueles crushs literários.


Parcerias com editoras são legais, mas não definem a qualidade do seu blog
Eu tenho parceria com editoras e posso dizer que fiquei muito surpresa em todas as vezes que fui selecionada, pois sei que meu blog ainda tem muita coisa para melhorar. Porém, vejo muitos blogueiros chateados ou se sentindo inferiores pelo fato de não serem selecionados. Vem cá, deixa eu te falar uma coisa: isso não significa nada.
Eu já me senti assim também por não conseguir determinadas parcerias, mas por que eu tenho que deixar isso definir o meu blog como bom ou ruim? Eu conheço tantos blogueiros que arrasam e que escrevem de forma maravilhosa por aqui e que nunca tiveram uma parceria! Como também já vi blogueiros selecionados que nunca dão uma nota baixa para alguns livros, só porque são de parceria. Entendem o que eu quero dizer? Seu nome em uma lista, não significa que o seu blog é melhor ou pior.

Acredite no seu blog e nas coisas que você escreve. Procure sempre melhorar, porque nunca estaremos perfeitos. Retribua a visita dos amigos blogueiros (mas não faça isso de forma genérica). E sinta prazer em ter o seu blog, pois é isso que vai definir o seu conteúdo mais tarde <3


Nesses três anos eu conheci pessoas maravilhosas, blogs lindos e opiniões que me ajudaram muito a decidir a próxima leitura. Passando por altos e baixos, estou bem feliz que cheguei no terceiro ano. Afinal, pensei que isso não durararia um ano, sendo bem sincera hahaha 

Quero agradecer todo mundo (amigos, parceiros, blogueiros), pois sem vocês eu não estaria aqui <3 E que venha mais um ano! 




Mari Zavisch
25 anos. Jornalista, amante de livros e fotografia. Harlan Coben é meu amorzinho literário e me apaixono por qualquer personagem de livros ♥
19 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

19 comentários:

  1. Mil vezes parabéns pelo trabalho, Mari!
    Gosto muito do seu blog e seu carinho claro pelas postagens e pelo conteúdo que você traz são muito admiráveis. Que venham muitos mais anos de sucesso, eu certamente estarei aqui pra presenciá-lo por mais tempo!
    Beijos,
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari
    Parabéns pelos três anos de blog, adoro visitar aqui. Adorei os pontos que você destacou sobre a vida de blogueira, belas dicas.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari, parabéns pelos três anos de blog! Me identifiquei demais com os pontos listados e concordo com todos eles, passo muito pela parte de ter o site como uma obrigação, só que quando faço isso tenho muito bloqueio criativo, mesmo sendo meu trabalho, tento mante-lo o mais leve possível para não sobrecarregar e perder o sentido, que é bloggar por amor, expressando o que faz diferença na minha vida e quem eu sou!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii Mari

    Super verdadeiros os três conselhos. Esse lance de editoras já foi discutido várias vezes e aos poucos vejo que muitos vão se conscientizando mais à respeito do assunto, como vc bem disse. Acho super triste ver começo de ano e aquela competição ao estilo Jogos Vorazes por causa de parceria. Acho que a gente precisa se valorizar mais como blogueiro... ah ontem li aliás um texto bem legal de outro blog sobre o assunto, se quiser depois te passo o link.
    Parabéns pelos 3 anos de Galaxia, espero que venham muitos anos mais e que esse teu prazer de blogar que transparece em cada post continue assim

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Seu blog é maravilhoso e merece todo o sucesso do mundo =D

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari, o melhor de ter blog é conhecer gente que adore ler como nós <3 Então só posso concordar com tudo que vc disse no post! E parabéns pelos 3 anos, que vc conquiste coisas boas cada vez mais!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mari! Tudo bom?
    A blogsfera é um lugar maravilhoso pra se estar, né? Nem consigo mesurar o quanto participar desse círculo de leitores e leitoras tem feito bem pra mim. Três anos de muito sucesso seu, e muitos outros anos por vir trazendo ainda mais sucesso! Parabéns por todas as conquistas e continue arrasando!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. PARABÉNS MARI!!!!
    3 aninhos de muito sucesso!
    E essas observações que você fez são MUITO válidas, fazer por amor e não por obrigação principalmente, o resto é consequência. E nem tudo é parceria com editoras nessa vida ;)
    Beeeeijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Mari!
    Mulher, nossos blogs tem a mesma idade aaaaaaaaaaaaaaaa
    Menina, esses teus conselhos foram só o que rodaram na minha cabeça desde que criei o blog, principalmente a questão das parcerias com editora.
    Que venham mais muitos anos de blog e muito sucesso pra você, sua linda! Seu blog é um dos mais queridos pra mim dessa blogosfera.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Oi, Mari!

    Parabéeens pro blog!! Desejo muitos anos de blog, livros, resenhas e sucesso pela frente! Ter um blog não é nada fácil, e com o tempo a gente vai aprendendo certas coisas como as que você citou mesmo. Blog é um hobby, um lugar pra gente distrair e relaxar, jamais pode se tornar uma obrigação. E super verdade a parte das parcerias! De forma alguma isso define a qualidade do blog. Temos que nos orgulhar sempre de todo o trabalho e dedicação que temos diariamente com as postagens. Mais uma vez, parabéns!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Parabéns pelos 3 anos de blog, que aqui continue crescendo e fazendo ótimos postes. Dicas bem úteis das suas observações a respeito do blog, realmente tem que postar por amor e não obrigação.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Mari. Tudo bem?
    Você merece tudo isso e muito mais! Você é uma pessoa incrível, que dá duro pelo blog, e faz um trabalho incrível aqui. Sou muito feliz por ter encontrada uma amiga blogueira como você. Que venham muito mais anos!

    E os três pontos que você citou é o que eu sempre falo: faça seu blog por você mesma e assim ele renderá muito mais.
    Beijos!
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari,

    Parabens \o/ muito sucesso para o seu blog, que você consiga realizar muitas conquistas.
    Tudo que você disse é veridico.
    Seja critica ou não, o importante é ser você mesmo. E não fazer do blog um trabalho chato e sim algo bom que te faça feliz.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. AAAAAAAAAAAAAAAAAA Parabéns pelo aniversário do blog!! Eu conheci o seu cantinho faz pouco tempo, mas posso garantir que sempre que tenho um tempinho dou uma passadinha por aqui <3 A respeito das coisas que você aprendeu, concordo com você sobre o lance das parcerias; teve uma época em que eu tinha tantas, que eu lia só por obrigação e não conseguia absorver tudo o que o livro poderia me oferecer.... E eu também "abri os olhos" sobre livros que eu amava/amo, tudo por conta de outros blogs que eu comecei a acompanhar (acho que esse amadurecimento literário é super importante).

    Beijão e que venham mais e mais anos <3
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  15. Que linda. Parabéns por mais este ano de conquista, afinal, é uma conquista nossa ter um blog e trazer sempre conteúdo, afinal da trabalho. Super concordo com sua postagem, acho que falou tudo!! Que seu blog cresça cada vez mais.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  16. Mari fada sensata! Hahahaha
    Adorei as dicas, você descreveu basicamente os pilares da blogosfera literária, principalmente em relação às parcerias e a ser crítico.
    O não blogar por obrigação não deveria nem ser discutido, mas infelizmente tem muito blogueiro que fica empurrando com a barriga, né?
    Sobre as parcerias eu concordo em gênero número e grau! Se sentir inferior por não ser selecionado é uma bobagem, realmente tem blogueiro maravilhoso que não tem e uns que tem e não possuem credibilidade nenhuma.
    Enfim, parabéns pelos três anos de blog, que venham muitos mais! <3

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  17. Olá...
    Achei esse post tão fofo! Também tenho 3 anos de blog e compartilho da mesma opinião que você e dos mesmos aprendizados.
    Acho que o melhor de tudo é conhecer pessoas de todo o Brasil com os mesmos gostos que a gente... Simplesmente não tem preço!
    Parabéns pelo aniversário e que venha muitos anos pela frente...
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Mari, tudo bem??
    Parabéns!! Muito sucesso pra ti e pro blog!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  19. Mari, querida!

    Tudo bem?
    PARABÉNS pelo aniversário de três anos do blog!

    Adorei esse post! Acho que esse aprendizado com o blog serve como um ensinamento para outros blogueiros que estão começando, assim como eu, ou até aqueles que já estão algum tempo nessa mesma estrada, mas que em algum momento podem começar a se questionar sobre algumas coisas do blog.

    Muito obrigada por esse post que é um presente para nós!
    Adorei conhecer o teu blog quando comecei nesse caminho e adoro acompanhar o que tu posta, o conteúdo que tu publica é maravilhoso.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

 
© Galáxia dos desejos, VERSION: 02 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Dear Maidy
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo