Adeus, Tóquio - Cecilia Vinesse

terça-feira, 25 de julho de 2017
Ano: 2017
Páginas: 264
Editora: Globo Alt

Sinopse: Sophia tem apenas uma semana em Tóquio antes de voltar a morar nos Estados Unidos. Sete dias para dizer adeus à cidade que a acolheu e que lhe deu seus únicos amigos: Mika, uma menina completamente louca e inquieta, e David, por quem ela mantém uma semi secreta atração.
Para tornar a situação ainda mais difícil, Jamie Foster-Collins, um garoto com quem Sophia teve um grande mal entendido no passado, está de volta ao Japão, atrapalhando todos os seus planos para os últimos dias antes da despedida.
Entre caraoquês, comidas exóticas e cabelos coloridos, Sophia inicia a contagem regressiva do tempo que ainda resta para resolver todas as questões emocionais que a mantém ligada a essa cidade viva, elétrica e tão apaixonante.

Eu demorei um pouco para fazer a leitura desse livro, mas estava curiosa desde que ele chegou em casa! Aliás, ele está na minha cabeça desde que a Globo Alt fez a enquete para ajudarmos a escolher a capa!

Eu não conhecia a autora nem o livro antes dele ser lançado aqui no Brasil, mas foi uma forma legal de conhecer a escrita dela.

Adeus, Tóquio! mostra a vida turbulenta de Sophia. Seus pais se separaram quando ela era pequena e ela vive se mudando por conta do trabalho de sua mãe. Ela nasceu em Tóquio, mas depois foi para os Estados Unidos, passou várias férias na França, com o pai, voltou para Tóquio e agora falta exatamente uma semana para que ela volte para os Estados Unidos. Ufa!


Ela tem exatamente sete dias para aproveitar tudo o que existe de melhor por ali antes de abandonar seus amigos novamente. Por isso suas noites são cheias de caraoquês, comidas locais e muita risada junto de Mika, David e Caroline. Seu único problema é Jaime. Seu ex melhor amigo que foi para um colégio interno nos Estados Unidos três anos antes volta nessa mesma semana. Em sua última semana. Bem que ele poderia ter esperado mais uma semana, dessa forma eles não precisariam se ver depois de tudo o que aconteceu com eles antes dele ir embora.

É óbvio que, ao contrário do que ela gostaria, eles passam todos os minutos dessa semana juntos. Mika, sua melhor amiga, é a garota mais doida e cheia de estilo que ela conhece; David é sua paixão secreta há anos e o motivo da briga com Jaime; Caroline é a atual namorada de David e que não combina em nada com ele e; Jaime, a única pessoa que a deixa desconfortável e sem jeito. Eles são um grupo estranho de amigos, mas que se entendem do jeito deles.


Sua contagem regressiva para ir embora se torna surpreendente quando os segredos que seus amigos guardam começam a vir a tona. Ela acredita conhecer todos eles, mas na verdade não sabe nem da metade e percebe que seus últimos dias ali se tornam o oposto do que ela tinha planejado.

Além disso, ela e sua irmã, Alison, tem uma relação um pouco conturbada. Já que a irmã guarda uma mágoa muito grande pelo fato de o pai ter abandonado a família, mas Sophia não vê as coisas do mesmo jeito. Tanto que quando eram mais novas, ela tentou ir morar com o pai na França, mas como ele tinha acabado de ter filhos, resolveram que não seria um momento bom.

Agora ela tem novas decisões para tomar e mesmo sua família irá mostrar um lado do qual ela não conhecia ou apenas fechava os olhos para determinadas situações. Nesses sete dias, ela precisará resolver sua vida e vai descobrir mais do que descobriu em toda sua vida.


Eu tinha até achado complicado de pensar na minha opinião sobre esse livro. Afinal, é legal, bem escrito e uma fluidez ótima na hora da leitura. Só que eu não senti nada. Não fiquei com raiva, não fiquei feliz, não amei nenhum dos personagens e nem odiei nenhum deles. Eu só... Li.

Eu não poderia dar menos estrelas pois ele é bem montado. Disso não posso reclamar. O livro foi bem pensado e mostra muita coisa de Tóquio para pessoas que não conhecem o lugar, assim como eu. Eu consegui me ambientar e me senti fazendo parte dos lugares que eles visitaram durante a leitura. Os personagens foram bem montados, mas não consegui me apegar a nenhum deles. Pelo menos a leitura foi fácil e muito rápida, sério. Não tive problema nenhum para manter o ritmo.

O problema, na minha opinião, é que não teve nada de surpreendente na trama e não consegui torcer para algum dos personagens ou até mesmo para que ela ficasse bem e feliz no final. Sem falar nas várias palavras japonesas que não tinham tradução ou explicação do significado. Fiquei chateada! haha


Apesar disso, a diagramação seguiu o mesmo padrão dos livros da Globo, o que me deixa muito feliz. Fonte, espaçamento e tamanho das letras são bons e as páginas amareladas para facilitar nossa vida.

Eu gostaria de ter me apaixonado pelo livro e que ele tocasse um pouco mais nossos sentimentos, mas não foi assim. Pelo menos comigo. É um romance tranquilo e que serve para ser lido quando estamos com aquela ressaca literária brava!

Bom, não esqueçam de deixar seus comentários e me digam se já leram ou não o livro, ok? :) Beijinhos!



Mari Zavisch
25 anos. Jornalista, amante de livros e fotografia. Harlan Coben é meu amorzinho literário e me apaixono por qualquer personagem de livros ♥
6 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

6 comentários:

  1. Oi, Mari. Eu acho que iria amar esse livro! Primeiro que sou apaixonada pelo Japão e entendo algumas palavras, com certeza isso já me cativaria. Nem preciso falar que o fato de ter uma Mika (meu apelido) já me faz querer ler hoje a história. Espero gostar.
    Beijo!
    http://leitoraencantada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amei conhecer a história, é um gênero que gosto bastante. Excelente dica! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Oi
    eu já vi essa capa nas redes sociais e achei bonita, a história parece ser interessante e se eu tiver a chance vou querer ele, Toquio eu só vi nos doramas japoneses que já assisti. Pena que a leitura não proporcionou nenhum sentimento.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, amore tudo bom?
    Que livro maravilhoso não conhecia mais confesso que amei
    Adorei seu blog já estou seguindo

    🌸Um super Beijo🌸

    📺 www.jessicamourablog.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari, tudo bem? Acho que vc não ficou muito impactada com a trama e eu entendo, já aconteceu comigo. De qualquer forma a capa do livro é linda <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari,

    Parece ser uma leitura interessante, apesar de não ser tao tocante.
    Vou anotar como dica.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
© Galáxia dos desejos, VERSION: 02 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Dear Maidy
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo