A Indomável Sofia - Georgette Heyer

sexta-feira, 1 de abril de 2016
Ano: 2016
Páginas: 406
Editora: Record


Sinopse: Sofia Stanton-Lacy é alegre, impulsiva e de uma franqueza desconcertante, características que não combinam com o que se espera de uma mulher em sua posição na sociedade londrina do início do século XIX. Educada durante as viagens de seu pai, órfã de mãe, ela chega à casa de sua tia em Berkeley Square para derrubar as convenções e surpreender a todos com seus modos independentes e sua língua afiada. E Sophy parece ter chegado no momento certo: seus primos estão com muitos problemas. O tirânico Charles está noivo de uma jovem tão maçante quanto ele, já Cecilia está apaixonada por um poeta, e Hubert tem sérios problemas financeiros. 
A prima recém-chegada decide então ajudar a todos com sua determinação e impetuosidade, e acaba enfrentando agiotas, roubando os cavalos de seu primo e atirando de raspão em um honrado cavalheiro. Embora sejam sempre mirabolantes e arriscados, seus planos sempre dão certo e tudo parece estar sob seu controle. O que ela não espera, porém, é que seu primo Charles, que aparentemente não vê a hora de arrumar um marido para ela, de repente passa a enxergá-la com outros olhos...



Dos três livros recebidos pela parceria no mês de fevereiro, esse é o último! Confesso que estou achando um pouco difícil de escrever essa resenha, porque não sei muito bem o que achei dele...

O começo do livro foi muito difícil pra mim. Não estava conseguindo levar a leitura em frente de jeito nenhum! Não só pelo fato de ser em terceira pessoa, mas eu achei a escrita um pouco confusa. Achei que mudava muito rápido de um personagem para o outro e já começa com muitas informações sendo jogadas em cima do leitor se explicação nenhuma...

Claro, aos poucos as coisas desenrolam e fica mais claro, mas esse começo pegou demais pra mim. Me fez querer desistir várias vezes! 

Bom, deixa eu explicar pra vocês um pouquinho mais sobre a trama:

O livro começa com Sir Horace pedindo para que sua irmã cuide de seu filha, Sofia, e que a torne uma garota para casar. O intuito é que a irmã consiga arranjar um futuro marido para a sobrinha de forma rápida e eficaz, já que Sofia já passou da idade e está quase ficando para titia.

Só que Sofia é uma mulher muito diferente do que eles estão acostumados. Enquanto vivia com o pai, era livre e fazia o que tinha vontade. Já havia conhecido muitos lugares e pessoas, por isso tinha uma uma forma diferente de ver o mundo. Além disso, ela é uma pessoa que fala o que quer e quando quer e não se importa de mostrar o quanto está feliz para as outras pessoa. Isso é tudo o que uma dama não deveria ser naquela época. Então, nem preciso dizer que a chegada dela vai deixando a casa de ponta cabeça, né?! Tanto pelo fato dela ter essa personalidade única quanto pela forma como ela transforma a vida de todos dentro da casa.

Ela acaba se envolvendo nos problemas de cada um dos integrantes da família e só vai deixando as coisas mais difíceis para uma pessoa em especial: o primo Charles. Ele é a pessoa que comanda a casa e que resolve todos os assuntos. É visto como tirano e chato por todos da família e não deixa com que ninguém se aproxime demais... Até Sofia aparecer em sua vida e mexer com seus sentimentos.


O que eu mais gostei no livro é o fato de que os personagens foram muito bem construídos e tem personalidades únicas. Sofia é forte e eu adoro livros em que a mulher ganha o destaque e não é mais uma pessoa que precisa ser salva. Ela nos diverte em vários momentos e é ela que nos tira do provável tédio que poderíamos encontrar no meio do livro...

Por ser um livro antigo, tem uma linguagem um pouco mais robusta do que estamos acostumados, mas não é nada muito complicado. Sem falar que desde o começo dá para perceber que não se trata de um livro escrito há pouco tempo.

O maior problema, na minha opinião, foi a forma escolhida para contar essa estória. Em vários momentos percebi que estava me obrigando a continuar a leitura e que o livro estava se arrastando. Sem falar que Sofia demora um pouco para aparecer e a trama principal demora para desenrolar. Eu gosto de uma coisa mais rápida e gosto que as coisas aconteçam logo haha Sou apressadinha mesmo, desculpa!


Esse foi o motivo da minha nota e de quase ter desistido logo no começo. Apesar de achar algumas partes engraçadas, de adorar a forma como Sofia tenta encontrar saída para tudo e de adorar esses romances de época, não é um livro que eu coloco nos meus favoritos. Uma pena, pois só vi resenhas muito positivas!

Espero que vocês tenham a oportunidade de ler esse livro e que gostem dele, porque ele merece alguém que o ame muito haha Não esqueçam de deixar aqui seu comentário! Beijinhos :)



Mari Zavisch
25 anos. Jornalista, amante de livros e fotografia. Harlan Coben é meu amorzinho literário e me apaixono por qualquer personagem de livros ♥
4 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

4 comentários:

  1. Oi, Mari!
    Eu fiquei de cara quando descobri que esse livro é de 1950 oO Tipo, muito de cara mesmo!
    Quero muito ler por conta desse detalhe.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  2. Olá Mari,
    Esse livro está na minha lista de leitura desde que foi anunciado. Que pena que não foi tudo isso para você. Estou torcendo para que eu goste.

    Adorei o seu blog
    Ganhou mais uma seguidora *-*
    Bjs
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  3. Oláá Mari
    Confesso que não gosto desse estilo de livro, imagino que se eu lê-se acabaria muito desanimada, por isso não pretendo ler, mas parabéns pela resenha e pela sua sinceridade. <3
    Bjoos


    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Acho que eu não iria gostar muito do livro, pois também gosto das coisas rápidas. Não aguento livro que fica enrolando demais, principalmente no começo da leitura :( mas quem sabe, né?
    Bjs

    http://restauradordosnervos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
© Galáxia dos desejos, VERSION: 02 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Dear Maidy
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo