Especial profissão

quinta-feira, 27 de agosto de 2015
Olá amigos e amigos!

Notei que algumas blogueiras querem muito saber sobre Jornalismo, sobre quem cursa, o que estuda, por que faz e pra onde vai hahaha Então decidi fazer esse post, falando um pouquinho mais desse mundo mágico naquelas que é o jornalismo!




1 - Com o que vou trabalhar?
Bom, pra começar, por mais que você ache que jornalismo gire em torno de redação, rádio e TV, quando você entra na faculdade, percebe que a grande maioria da sua sala não vai trabalhar em nenhum desses ramos. 

Afinal, jornalismo é muito mais que esses três ramos, mas antes de começar as aulas, ninguém pensa muito nisso! Você pode ser: repórter, pauteiro, apresentador, assessor de imprensa, trabalhar com comunicação interna e por ai vai... Tanto que quando entrei, achava que meu destino era televisão, mas hoje não me vejo mais trabalhando com isso e não tem nada a ver com a minha timidez gigante hahaha! Descobri que eu quero trabalhar com comunicação interna, ou seja, você vai mudar sua cabeça rapidamente quanto ao que você quer fazer pro resto da vida.

2 - Política
Outra coisa é que se você não gosta de política, então comece a procurar e se informar, mesmo que você não tenha partido nenhum! Porque a maior parte da sua sala vai ser de um partido, seus professores também e muita coisa vai girar em torno disso, acompanhando várias discussões. 

É um assunto que eu odeio, mas necessário e que também me faz sentir uma imbecil, já que eu não apoio o mesmo lado que o restante da faculdade de comunicação (é o que me parece)! Aliás, eu não apoio ninguém, mas eu não aguento mais ouvir esse povo falando de coxinha, esquerda, direita, Dilma, Lula e blablabla! Um saco. 

3 - O professor é mais importante que a aula
Eu sei que eu já deveria ter entrado na faculdade com esse pensamento, mas não. É o tipo de coisa que você só aprender ali, naquele momento em que você esta fazendo o que você escolheu pra sua vida e o que você gosta. Nessa hora que você percebe que o tema da aula pode ser D E M A I S, mas se o professor não for, já era. 

Descobri que aulas que eu não gostava tanto do assunto, podem ser maravilhosas se o professor for bom e que aquela aula que eu estava esperando loucamente para ter é uma bosta, quando o professor não é tão bom assim. E não é nem questão do professor ser ruim, é que a maneira de dar aula não te prende e não te faz ter curiosidade sobre o assunto, entende?

4 - Se prepare para ler e escrever muito
"Ah jura?" JURO. Não vem pensar isso, porque a minha escolha de faculdade não foi pela "NOSSA, quero muito ser jornalista", foi mais pra "ah, é o que mais combina, o menos pior, é isso que vai". E mesmo gostando muito de ler e escrever, percebi que na faculdade, eles vão te maltratar e te obrigar a fazer resenhas toda semana, ler um texto por semana, isso quando você tem sorte de só um professor pedir texto, porque se mais de um quiser texto pra próxima semana, você acaba tendo que ler uns três diferentes.


5 - Tenha paciência
Você vai perceber que aquela sua paciência da escola, em que você não brigava com ninguém e que se alguém não fizesse o trabalho, tava tudo bem, vai acabar! Por que se alguém ousar em não ajudar no trabalho, ela vai ter duas escolhas: começar a fazer e rápido ou vai sair do grupo. Simples. 

E com isso vem a maior lição de todas: você vai aprender que brigar por trabalho, acabam no momento em que você sai da sala, na verdade, no momento em que se muda de assunto. Porque não vale a pena perder a amizade de alguém, por causa de um desentendimento, que, aliás, vai acontecer mais vezes. Tem muita gente que não aprende isso né, mas a maioria vai discutir e vai sair de lá rindo. 

6 - Rádio > TV > Redação
O mais legal desse curso, é que você vai mexer com todas as formas de informação. E vai se surpreender que a redação vai ficar por último e que o rádio vai ganhar seu coração hahaha 

Quando eu entrei, nem pensava em rádio, aliás, se eu pudesse ficar sem essa aula, por mim, tudo bem. Até eu começar as aulas de rádio e gravar algumas laudas... Gente, que delícia!!! Muito mais gostoso que escrever e que gravar pra TV. O que eu percebi, ser bem mais difícil do que eu esperava. Olhar para uma câmera e falar não é tão simples assim hahaha

E as duas últimas coisas mais importantes:
Tenha certeza que é isso que você quer pra sua vida, senão você vai chegar no meio do curso, odiando e querendo trocar de curso. O que tudo bem também já que eu fiz exatamente isso hahaha e vá de cabeça aberta para as aulas. Porque todos que estão ali são pessoas que tem opiniões fortes e vão discutir assuntos que podem não seguir o que você pensa! Então não vá pra ficar de cara feia com alguém que disse aquilo que você não queria ouvir, vá preparada para ter um ótimo debate e sair de lá vendo que existem outras visões, além da sua, que também importam. Você aprende muito com isso.

Bom, não sei se isso vai ajudar alguém ou interessar para alguém, mas como vi muita gente perguntando, achei que valia a pena tentar ajudar ou não. Qualquer dúvida ou qualquer coisa que queira saber sobre o curso, só deixar ai nos comentários :)

Beijos <3
Mari Zavisch
25 anos. Jornalista, amante de livros e fotografia. Harlan Coben é meu amorzinho literário e me apaixono por qualquer personagem de livros ♥
8 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

8 comentários:

  1. Olá!
    Adorei o seu post e conhecer um pouquinho mais sobre vc.
    Não fiz faculdade mas e fosse fazer eu estria perdidinha no que fazer rsrs.
    Como eu sou tímida não me vejo olhando para uma câmera e falar
    Não deve ser nada fácil mesmo rsrs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Admiro jornalismo e jornalistas, já pensei em fazer, mas meu negócio é culinária e caseirisses mesmo. Quem sabe um dia não vou para esse lado.
    Super Beijo!

    Lilly

    https://ameninaqueamacozinhar.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Marianna ^^
    Então, vou refazer o ENEM para Jornalismo. Estou no curso de Licenciatura em Artes Visuais e odiando. Sério, licenciatura não é para mim. Não tenho paciência pra ser professor, não.
    Ainda não tenho algo concreto pra dizer o pq quero fazer Jornalismo. Quero fazer pq acredito que posso melhorar a minha escrita, se o curso não faz isso vc pode me avisar agora!!! kkkk
    Também acho bastante interessante ficar na parte da redação escrevendo materias e tal, mas eu não sei se o curso vai me ensinar isso. Não conheço pessoas que já fizeram o curso para me tirarem dúvidas. Eu continuo achando bastante interessante Jornalismo, mas fico receoso, sabe. Não quero me decepcionar em outro curso.
    Gostei bastante do post. Me fez ter uma visão um pouco mais ampla sobre o curso. Ainda tenho bastante dúvidas, mas o seu post me acalmou um pouco.
    Nem me fale sobre fazer resenhas de texto. É uó, mas necessários. E concordo plenamente que se o professor não tem um plano de aula com uma forma estimulante de abordar um tema a aula fica por demais enfadonha. Cansei de dormir em aulas. kkkkk
    Bjs, Marianna. :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno! O curso já me ajudou muito na minha escrita e ainda ajuda. A grande quantidade de textos que temos que fazer é exatamente para isso, para que você consiga melhorar essa parte. E pode ter certeza, quando você começar, vai ficar na dúvida no que quer trabalhar, porque tudo é muito legal haha mas se a sua área é redação, você vai saber rapidinho! :)
      O bom desse curso é que você gosta de escrever e de ler, não vai ser uma coisa igual licenciatura que você precisa ter paciência e gostar de uma coisa que, pelo visto, você não gosta! Você vai ver que é bem gostoso o curso, mesmo que não seja sua profissão pro resto da vida. Espero que consiga e goste do curso :)
      Beijos

      Excluir
  4. É uma das decisões mais importantes de nossas vidas! E lendo seu post deu pra te conhecer um pouco mais :)
    Umbeijo
    https://vaibemcomtudo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu sou formada em administração, mas tenho vontade de fazer Jornalismo ou Letras!
    Adorei a postagem pois deu para conhecer mais a fundo, quem sabe futuramente eu me arrisco a voltar para a faculdade né?! A profissão muito me agrada!

    ResponderExcluir
  6. Curso jornalismo e é tipo, cansativo. mas vale a pena

    Conheça meu blog http://anaoliiveira.wix.com/vamosanameconte e deixe seu coments do que achou
    Beijos

    ResponderExcluir

 
© Galáxia dos desejos, VERSION: 02 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Dear Maidy
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo