Boneco de Neve - Jo Nesbø

segunda-feira, 13 de novembro de 2017
Ano: 2017
Páginas: 420
Editora: Record

Sinopse: A primeira neve do ano cai sobre Oslo num dia frio de novembro. Birte Becker chega do trabalho e elogia o boneco de neve que o marido e o filho fizeram no jardim. Os dois ficam surpresos – eles não tinham feito boneco nenhum. Ao olhar pela janela, o menino nota que a figura branca está virada para a casa, com os olhos negros voltados para a janela. Para eles. Quando o inspetor Harry Hole recebe uma carta do autointitulado Boneco de Neve, não desconfia do tenebroso significado dessa alcunha. Somente após descobrir alarmantes traços em comum entre vários desaparecimentos na Noruega, o policial percebe que está envolvido numa trama muito maior, capaz de testar os limites de sua sanidade.

Há uns dias, eu fui ao cinema. O trailer do filme Boneco de Neve passou e eu fiquei arrepiada só de assistir. Sai dali falando para Deus e o mundo desse filme, mostrei o trailer pra todo mundo e prometi pra mim mesma que leria o livro antes de ver o filme.

Alguns dias depois, ele chegou em casa e eu quase cai dura de felicidade! Ele foi para o topo da lista de leitura e corri com o que estava lendo para terminar logo e poder conhecer melhor Jo Nesbø. Depois desse livro, ele entrou pra lista de autores inteligentes e já quero começar a ler o outro livro dele que tenho em casa!

Já vou avisar que vi diversas opiniões sobre ele e não foi unanimidade: tem muita gente que amou e muita gente que odiou. O melhor é cada um ler e tirar suas próprias conclusões mesmo! ;) Ah, me desculpem, mas a resenha de hoje não ficou nada pequena!


Harry Hole é o inspetor da Divisão de Homicídios de Oslo que ficou muito conhecido depois de prender um serial killer, que ao contrário dos EUA, não são muito comuns na Noruega. Ele é um homem bem fechado e focado no trabalho, mas que teve muitos problemas com a bebida no passado, o que estremeceu um pouco a sua fama pelo país. Porém, não o suficiente, pois quando um caso complicado chega, ele é colocado na linha de frente da equipe.

Mulheres estão desaparecendo e a única coisa deixada para trás é um boneco de neve. O padrão é o mesmo: mulher casada, com um filho e o boneco de neve do lado de fora da casa. Encarando-os como se soubesse mais do que todo o departamento de polícia junto. No começo, eles não sabem que se trata de um serial killer, até que Harry recebe uma carta do suposto assassino fazendo menção ao boneco de neve.
"(...) o que é mais vil: tirar a vida de quem quer viver, ou impedir a morte de quem quer morrer?"
A partir disso e de muita pesquisa, eles descobrem que não é a primeira vítima e que não será a última. Com uma equipe muito competente, Harry consegue levar a investigação a outro patamar. Sempre com a ajuda de Katrine Brett, a nova policial do departamento, e seus parceiros da divisão. A corrida para encontrar o assassino começa e o tempo está contra eles. Harry precisará correr contra o tempo para desvendar as pistas e estar um passo a frente.


Não é preciso muito para saber que meu autor favorito é o Harlan Coben. Eu sou apaixonada em seus livros pelo fato de eu nunca ter sacado quem era o assassino antes dele me contar. Nunca mesmo. Sua escrita é feita para te confundir e te dar mais informação do que você é capaz de processar. Te deixando na dúvida o tempo inteiro e se confundindo nos chutes. Apesar de ter um ponto de vista principal, existem outros, cenas curtas, que só acrescentam mais confusão ao bolo que já fica a sua cabeça e que não te explica nada. É por isso que eu gosto do Harlan. E é exatamente por isso que eu amei Jo Nesbø.

Da mesma forma que nos livros do Coben, eu não acertei o assassino até que o autor quis me contar quem ele era. Eu tive vários palpites ao longo da leitura e cheguei até a pensar “se for esse cara, vai ser muito imbecil”, porque o autor me fez acreditar que eu estava certa... Porém, não estava haha Ele jogou vários pontos de vista e muitas cenas de outros personagens que me deixavam cada vez mais perdida! E eu amei! Hahaha

Algumas pessoas não gostam desse tipo de narrativa, mas se não for assim não vai existir o mistério e a vontade louca de descobrir logo quem é o culpado. Se fosse pra ser fácil, nem precisava de um livro de 400 e poucas páginas, né? haha Eu terminei o livro totalmente apaixonada. A revelação do assassino nesse livro não foi tão surpreendente – eu já tinha pensado nele algumas vezes -, mas a explicação sim. Esse foi o grande ponto do livro, o motivo.


"As boas histórias nunca são sobre o sucesso regular, mas sobre as perdas espetaculares."
A leitura é um pouco densa e a quantidade de informações é grande. Por isso, eu não terminei antes. Porém, tudo é importante e vai fazer diferença na trama. Foi tudo tão bem pensado, que me surpreendeu haha Fazia um tempo que eu não lia um suspense policial tão bem feito assim (saudades Harlan haha).

Os personagens são bem montados e foram feitos para nos enganar. Não se deixem enganar por Jo Nesbø, é tudo o que eu posso falar hahaha Eu nunca tinha lido nada dele e por isso não conhecia o Harry, nosso personagem foco. Ele tem uma série todinha pra ela, na mesma pegada da série do Myron Bolitar. É bem possível ler o livro sem ter lido o resto, mesmo esse sendo o sétimo da série. Eu li e não senti falta de nenhuma explicação.

Só tenho um aviso: os nomes são bem diferentes! No começo, fiquei bem perdida quanto ao sexo de cada um deles e quem era quem, mas aos poucos fui me acostumando. Além disso, quando comecei a ler achei que o livro teria muita narração e ficaria aquela coisa monótona que eu não gosto. Porém, tudo importa. Se existe uma descrição ali, não é a toa. Ela vai fazer diferença mais para a frente.


A diagramação ficou boa, apesar do espaçamento do alto da página estar menor e me incomodar um pouco. Tá bom, me incomodou bastante, mas conforme fui sendo hipnotizada pelo livro, me esqueci disso. Tudo é bem simples e não tira o foco do livro. A capa que recebi é a inspirada no filme. Eu nunca fui a favor de capas assim, mas essa é bem discreta e achei mais bonita do que a original.

Para quem é fã de suspenses policiais, vale a pena! Se não der para ler o livro, pelo menos vamos encarar o filme. Pelo trailer eu já vi algumas coisas diferentes, mas não me importei. Se ele for metade do que é o livro, já fico feliz! Agora estou ansiosa para continuar com a série <3

Não esqueçam de deixar seus comentários e me contar se querem ver o filme, ler o livro, se já leram... Me contem tudo! Beijinhos.



Mari Zavisch
25 anos. Jornalista, amante de livros e fotografia. Harlan Coben é meu amorzinho literário e me apaixono por qualquer personagem de livros ♥
8 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

8 comentários:

  1. Oi, Mari. Fiquei apaixonada pela capa do livro e gostei muito do enredo. Eu não sou fã de livros com assassinos, mas eu confesso que estou tentando me aventurar porque também fico com aquela enorme pulga atrás da orelha, e sempre me sinto a idiota em relação a resolução dos problemas, por isso vou colocar o autor na lista de livros para dar uma chance.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari!
    Eu vi o trailer esses dias e fiquei beeeem interessada no filme, principalmente por causa do Michael que está no elenco. Por isso, passei bem por alto na sua resenha porque não quero pegar "spoiler" quando vou ver o filme.
    Eu curto romances policias e tem um tempo que não leio nenhum até...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  3. O livro não faz muito o meu gosto, é um género literário que não gosto de todo, para quem gosta deve ser um livro muito bom, tal como o filme, porque é um autor muito prestigiado.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari, tudo bem? Eu queria ler antes do filme, mas infelizmente não vou conseguir, espero que ao menos depois, quem sabe até não facilita a leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari,

    Como não é um gênero que não leio muito, acho que vou conferir o filme primeiro para ver se eu gosto.
    Para ser bem interessante.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  6. Oi
    fui ver o trailer depois de ler o poste e junto com o que li e i no trailer já fiquei mega curiosa, apesar de ler poucos livros do gênero eu curto e esse me interessou, que bom que teve a chance de ler, adoro quando o autor engana a gente a respeito do assassino pois não se torna obvio.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie
    É a segunda resenha deste livro que leio hoje, e só vejo ótimos comentários. Eu já li um livro do autor e curti muito, estou curiosa por este e adoro livros policiais.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari!
    Realmente, os nomes dos livros do Nesbø causam estranheza. Mas depois de 2-3 livros você se acostuma hehehe. Eu sou fã do autor! Adoro essa série (inclusive, minha leitura do momento é u deles - "Polícia") e tenho "Boneco de Neve" como favorito. Confesso que desconfiei da identidade do BDN, mas isso não tirou em nada a graça da leitura. Pelo contrário.
    Beijos,
    Alem da Contracapa

    ResponderExcluir

 
© Galáxia dos desejos, VERSION: 02 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Dear Maidy
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo