Os 13 Porquês - Jay Asher

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016
Ano: 2009
Páginas: 256
Editora: Ática

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.


E como sempre, esse foi um livro que eu nem sabia do que se tratava, mas sabia que eu tinha amado a capa e que alguns blogs que eu sigo já haviam resenhado ele.

Pode até ser que eu já tenha lido alguma resenha, mas não me lembrava de absolutamente nada. O que foi ótimo! Fui pega de surpresa por uma estória impressionante e onde temos uma surpresa atrás da outra.

Eu achei o autor genial. Na ideia, na forma que foi escrito, na construção dos personagens, tudo! Tudo deu muito certo. E se você não leu, já vou te avisar agora que deve ler. Você vai se surpreender em como ele pode te prender até a última linha.

Agora vou explicar pra vocês o motivo de eu ter achado esse livro tão bom:

O livro nos apresenta Clay Jensen. É ele que nos conduz no decorrer da estória. Ele é um estudante do ensino médio e que não faz muitas coisas de diferentes em sua vida. Estuda bastante e é legal com todo mundo. Um exemplo de aluno e de pessoa. Mas tudo isso se transforma quando em mais um dia de escola, ele chega em casa e depara com uma caixa endereçada a ele.

Isso é normal. Receber caixas do correio é normal. Tanto que pegou a caixa, levou até a cozinha e foi abrindo sem nem prestar atenção no que estava fazendo. Só que o que ele viu dentro da caixa de sapato, o intrigou muito. 7 fitas cassetes embrulhadas. Era isso que havia dentro da caixa. Nem preciso falar que isso é, no mínimo, estranho, né?!




Curioso com o conteúdo das fitas, lembrou que seu pai tinha um rádio antigo na garagem. Só que se ele já tinha ficado desconfiado ao ver as fitas, quando ele ouviu o que elas tinham para contar é que ele quase caiu do banco.

A voz de Hannah Baker começou a sair e foi ai que seu coração parou.

Antes, vou explicar rapidinho o motivo: Hannah Baker havia se matado poucos dias atrás. A pessoa que ele sentia uma queda. Não, muito mais que uma queda. Ele só não tentava alguma coisa com ela, porque tinha medo. Medo da resposta, medo do que poderia acontecer. Esse era o tipo de cara que Clay era. Até ele ouvir aquelas fitas.

Logo no começo, ela explica que nas fitas estão as 13 razões de ela ter cometido suicídio. E se você estava ouvindo, você era uma delas.



GENTE! Para tudo!


Comecei a leitura sem esperar nada do livro. Nada mesmo. E logo nas primeiras páginas já fui pega de surpresa. Eu não imaginava que uma estória triste, seria ao mesmo tempo tensa e frustrante.

Frustrante pelas razões que ela se matou, pelo que as pessoas fizeram com ela e por todas as chances que ela teve de se salvar, de ter alguém a apoiando. O tema é forte e aborda vários fatores problemáticos na vida de qualquer adolescente: fofocas, sexo, bullying, falsidade... E esse é só o começo. 

Tudo é tratado pelos olhos da vítima, mas durante as fitas, Clay também nos deixa saber seus pensamentos e a forma que ele viu os acontecimentos. O que é legal, porque apesar de ser um único POV, você acaba tendo dois e te faz entender o motivo das ações de cada um. 

Aliás, isso foi um ponto muito forte, na minha opinião, pois o livro foi escrito intercalando as estórias, mas não em capítulos. Hannah contava uma parte e logo em seguida Clay comentava alguma coisa. Isso não deixava nada solto, tudo tinha explicação na hora. É muito bom!

Não preciso falar que está mais que indicado e que vale a pena, né?! Fiquei apaixonada pela escrita e pela forma fácil que o autor tem ao abordar temas tão complicados. Adorei! Espero que todos vocês possam ler um dia :)

Bom, aquela coisa de sempre: comenta, curte, faz tudo o que tem que fazer. Quero saber a opinião de vocês :) Beijinhos.



Mari Zavisch
25 anos. Jornalista, amante de livros e fotografia. Harlan Coben é meu amorzinho literário e me apaixono por qualquer personagem de livros ♥
14 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

14 comentários:

  1. Eu já tinha visto a capa desse livro em vários lugares e sempre gostei dela, mas não fazia ideia do que se tratava de fato, mas ontem eu li a sinopse e fui coloca-lo correndo na lista de desejos.
    Beijinhos
    http://becodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igual eu então haha Só que eu me deixo levar totalmente pela capa hahaha
      Vale muito a pena, eu adorei!!
      Beijinhos

      Excluir
  2. Oi, Mari!
    Esse livro é o livro da minha vida. Li numa fase não muito boa da vida e ele me ajudou bastante. Ele mexeu tanto comigo que nunca consegui resenhar ele.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sério? Imagino como deve ser!
      Sem estar com problemas, já me senti balançada pela estória... Deve ser complicado mesmo!
      Beijinhos

      Excluir
  3. Oi Mari!
    Eu amo livros meio ''pesados'' assim. Deve ter um carga emocional muito puxada. Acho que o mais difícil de ler este livro é que você sabe que não tem mais volta, ela se matou e não tem como voltar atrás mais.
    Eu tenho muita vontade de ler, principalmente depoois da resenha!
    Beeijos!!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)
      Essa é a melhor parte, saber que não tem volta! É um livro sensacional!!!
      Espero que você consiga ler :)
      Beijinhos

      Excluir
  4. Olá Mari, parabéns pela resenha me incentivou a ler o livro, obrigada!

    Abraços e boas leituras!!!

    http://imaginacaodeumablogueira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi
    eu sou louca para ler esse livro, todos falam tão bem, pois ele é mais tenso e deve ser envolvente também, que bom que gostou da leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise!
      Olha, me surpreendi bastante com a trama, viu?! Espero que consiga ler :)
      Beijinhos

      Excluir
  6. aaai esse livro parece tão bom!
    estou louca para lê-lo principalmente depois que descobri que ele vai se tornar uma série da netflix

    bjus


    http://tutiaah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é menina! Eu vi isso ai, mas não sei se vai ficar legal...
      Acho que a divisão dos episódios vão tirar um pouco da essência do livro, mas vamos ver, né?!
      Beijinhos

      Excluir
  7. Esse livro parece ser ótimo, nunca tinha ouvido falar dele.

    Beijo! {aqui é a Kayla do blog Julieta sem Romeu, o blog mudou de nome e lá explico tudinho :}
    Cacheada Sim!

    ResponderExcluir

 
© Galáxia dos desejos, VERSION: 02 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Dear Maidy
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo